Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Endividamento das famílias paulistanas cai 2,1 pontos

70% dos lares têm dívidas, porém a inadimplência cresceu para 24%

O índice de endividamento das famílias paulistanas caiu 2,1 pontos percentuais em julho, mas ainda atinge 70,7% dos lares. A pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor (PEIC), da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP), também mostrou que o número de famílias inadimplentes voltou a crescer após quatro meses de estabilidade, atingindo 24,1%. São 972,9 mil famílias que não conseguem honrar completamente seus compromissos, um aumento de 34,5 mil em apenas um mês.

Entre famílias com renda de até 10 salários mínimos, a variação passou de 28,2% para 28,9%, na comparação entre junho e julho. Já em famílias com renda superior, a variação foi de 10,6% para 11,8%, na mesma comparação.

A FecomercioSP aponta que a inflação está cedendo, resultando em um cenário que permite aumento do poder de consumo. No entanto, os juros elevados ainda são um fator de preocupação.

Os carnês também registraram aumento mensal de endividamento, subindo de 12,4% para 13,2%. No crédito pessoal, a variação subiu de 11,8% para 12,4%.

Segundo a FecomercioSP, os dados de julho não fogem das expectativas e, por enquanto, não são considerados preocupantes. A tendência de queda na inadimplência continua, uma vez que o índice de Intenção de Consumo das Famílias, o ICF, aponta para essa direção.

A perspectiva para os próximos meses é de redução da inadimplência e aumento do consumo.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.