O governador de São Paulo, João Doria, anunciou uma nova série de medidas para tentar reduzir os impactos da pandemia de coronavírus no in´cio da gtarde desta quinta-feira (19). A duração de algumas será de 90 dias, a partir de 23 de março. As cobranças da dívida ativa estadual para pessoas jurídicas e físicas está suspensa. Foi decretada a antecipação das férias dos 165 mil professores da rede pública estadual e do Centro Paula Souza. As tarifas sociais de água de 500 mil famílias em situação de penúria econômica estão suspensas até junho.
Um comitê executivo formado por secretários e empresários para mitigar os efeitos da crise e garantir o abastecimento apresentou suas primeiras iniciativas. A Abaas, entidade dos atacadistas do varejo, irá comercializar álcool gel com margem zero. A Coperalcool doou 50 mil frascos de álcool gel para as polícias Militar e Civil.
Doria aproveitou para criticar os estados e municípios que tentam restringir a circulação de pessoas. “Nenhuma estrada e aeroporto pode ser fechado”, disse, citando a manutenção das operações do porto de Santos e dos aeroportos internacionais de São Paulo, sob o risco de um colapso logístico. O governador também pediu que as prefeituras do Grande ABC não interrompam os serviços de transporte coletivo. “Estarão impedindo profissionais de saúde de chegar ao trabalho”.