Alta de 4,5% no trimestre é puxada por safra recorde de soja; gasolina avança e etanol registra queda nas comercializações
As vendas de diesel pelas distribuidoras no Brasil alcançaram cerca de 5,7 bilhões de litros em março de 2025, o maior volume registrado nos últimos cinco meses, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (30) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O número representa um crescimento de aproximadamente 300 milhões de litros em relação ao mesmo mês do ano anterior.
No acumulado do primeiro trimestre, a comercialização de diesel — o combustível mais vendido no país — apresentou alta de 4,5%. De acordo com a ANP, o crescimento é impulsionado, entre outros fatores, pela colheita de uma safra recorde de soja, que eleva a demanda por transporte de carga no país.
Além do diesel, a gasolina também mostrou recuperação. As vendas do combustível somaram 3,7 bilhões de litros em março, ligeiramente acima dos 3,63 bilhões registrados no mesmo período do ano passado. No trimestre, o crescimento acumulado foi de 1,8%.
Em sentido oposto, o etanol hidratado apresentou queda nas vendas. Foram comercializados 1,78 bilhão de litros em março, cerca de 100 milhões de litros a menos que no mesmo mês de 2024. No acumulado do ano, o biocombustível registra recuo de 2,6%.