Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Brasileiros aumentam em 8% o volume de compras

Os destaques gerais são Bazar (9,9%), Bebidas (9,4%) e Mercearia Doce (9,3%); entre as marcas econômicas, Higiene & Beleza cresceu 3 pontos (27%)

De acordo com o levantamento Consumer Insights Q1 2024, da Kantar, a cesta de consumo dos lares brasileiros cresceu por conta de um maior volume de itens adquiridos. Os carrinhos apresentaram uma alta de 7,8% em unidades por saída na comparação dos últimos doze meses. 

Mesmo mantendo o número de categorias – 59 no longo prazo –, os destaques ficam para bazar, bebidas e mercearia doce. Ao longo do período analisado, as cestas cresceram, respectivamente: 9,9%, 9,4% e 9,3% em unidades por viagem.

Silvia Durazzo, gerente de contas da Kantar, comenta: “vale ressaltar também que o consumo de indulgências aumenta de forma generalizada entre todas as famílias, sendo o maior exemplo as Classes D e E. Nelas, o salgadinho cresce tendencialmente para substituir o jantar. A compra é voltada para saciar o desejo de comer algo diferente”.

Economia é o destaque da vez

As marcas econômicas apresentam um maior crescimento, destacando as seguintes categorias no curto prazo:

  • Higiene & beleza – evoluindo de 25% para 27%;
  • Mercearia salgada – passando de 19% para 20%; e
  • Bebidas – de 17% para 18%.


“A queda de preço das marcas economy ajuda nessa motivação de mais intensidade de compra, crescendo quase 10%”, diz Silvia. Além disso, os clientes brasileiros declaram que acessam promoções em 13% dos produtos comprados. Em 2023, o número era de 11%. 

“A estabilidade inflacionária gera consumidores que se adaptam, sendo verdadeiros ‘camaleões’ que agora conseguem direcionar melhor seus gastos. Com isso, compras mais robustas para um maior aproveitamento da ocasião refletem em uma menor frequência – mas o saldo é positivo”, finaliza a gerente.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.