Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Banco Central Europeu eleva juros pela primeira vez em 11 anos

BCE aumenta taxa em 0,5 ponto com inflação chegando a 8,6% na Zona do Euro, sinalizando novos aumentos se problema persistir

O Banco Central Europeu (BCE) aumentou as taxas de juros pela primeira vez desde 2011 para combater a inflação da Zona do Euro, que subiu para 8,6% no mês passado. Em um movimento surpreendente, o BCE elevou sua taxa básica em 0,5 ponto percentual, depois que os economistas apontaram um aumento menor de 0,25 ponto. Juntando-se ao Federal Reserve (Fed) dos EUA e ao Banco da Inglaterra na luta contra a inflação, o BCE disse que o aumento é necessário para limitar a pressão sobre os preços nos próximos dois anos.

No período que antecedeu a decisão, o euro continuou a cair em relação ao dólar dos EUA, que deve receber um impulso adicional na próxima semana, quando o Fed poderá aumentar sua principal taxa de juros em 0,75 ponto. O Banco da Inglaterra também deve avançar com outro aumento em agosto.

Preocupações e pressões

Autoridades do BCE estão sob pressão de autoridades alemãs, holandesas e austríacas para aumentar os custos dos empréstimos, apesar das preocupações de que os membros do sul da Europa do bloco do euro possam ver seus custos de financiamento da dívida aumentarem.

O colapso do governo da Itália hoje cedo aumentou o custo dos empréstimos de Roma e pressionou o BCE a intensificar seu programa de “antifragmentação”, projetado para proteger os países que estão sob estresse no financiamento da dívida.

As preocupações com a recessão ajudaram a empurrar o euro para uma baixa de 20 anos em relação ao dólar, o que aumenta a tarefa de combate à inflação do BCE ao piorar os já altos preços da energia. O petróleo está entre muitas commodities cotadas em dólares.

“A perspectiva econômica está piorando a cada dia”, afirmou Carsten Brzeski, economista-chefe da Zona do Euro do banco ING. “Ao mesmo tempo, a inflação cheia ainda está aumentando e, em nossa opinião, só cairá gradualmente no final do ano, se cair. Em retrospectiva, o processo de normalização muito gradual e cauteloso que o BCE iniciou no final do ano passado foi simplesmente muito lento e tarde demais”.

Na quinta-feira, o Banco do Japão manteve as taxas de juros ultrabaixas e sinalizou sua determinação de permanecer um ponto atípico na onda de aperto de políticas.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.