Document
PATROCINADORES

EY lança aplicativo de preparo e entrega da declaração do Imposto de Renda

A EY anunciou nesta segunda-feira (15) o lançamento do EY TaxChat™, plataforma digital de suporte à declaração do Imposto de Renda Pessoa Física direcionado ao consumidor final. O objetivo do aplicativo é tornar o processo de declaração do IR mais simples, rápido e confiável, conectando contribuintes pessoas físicas aos profissionais da EY especialistas em tributação, ajudando a evitar os erros e complicações comuns nesse procedimento. A EY é responsável por receber toda a documentação necessária em formato digital, elaborar e entregar a declaração em um ambiente 100% online, fácil de usar, seguro e acessível.

O EY-TaxChat™ já está disponível nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Austrália. No Brasil, dado o tamanho do mercado e a complexidade do tema, a expectativa é que a ferramenta ajude a minimizar erros no preenchimento das declarações. Em 2020, 34 milhões de contribuintes brasileiros entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e, segundo dados da EY, 60% deste público o fez por conta própria, sem o apoio de especialistas, correndo o risco de cometer enganos por desconhecimento ou de não aproveitarem todas as deduções ou cenários mais vantajosos possíveis.

“A ideia é fazer com que as pessoas eliminem qualquer tipo de dificuldade no processo e tenham o apoio dos especialistas da EY. O contribuinte precisará apenas enviar digitalmente a documentação necessária para munir a ferramenta das informações. Não há necessidade de encontros presenciais com especialistas ou de manipular papeis. A grande vantagem é que tudo passa a ser feito de um jeito mais simples e virtual”, explica Tatiana da Ponte, sócia líder do Digital Foundry da EY, área responsável pela implementação do EY TaxChat™ no Brasil.

Para garantir a segurança dos dados e dos documentos, o EY TaxChat™ faz uso de diversos protocolos de criptografia, além de contar com uma equipe de tecnologia preparada para que a proteção ocorra em todos os momentos do processo.

Após a entrega da declaração, os usuários receberão um alerta informando os procedimentos para realizar o pagamento mediante cartão de crédito. A partir daí, será enviado um rascunho da declaração do Imposto de Renda para fins de revisão. O serviço estará disponível durante todo o ano, mesmo após o fim do prazo para a entrega da declaração, no dia 30 de abril. Isso para permitir o envio de retificações; cálculos mensais (carnê-leão sobre alugueis; renda variável ou ganho de capitais na venda de bens); ou até mesmo armazenamento das informações em tempo real, à medida em que forem sendo recebidas, para que na época do imposto grande parte da documentação já esteja disponível.

O EY TaxChat™ está disponível nas versões Android e iOS – podendo ser usado em smartphones ou tablets – e em versão Windows, por meio do link ey.com.br/eytaxchat . O prazo para registro na plataforma se encerra no dia 25 de abril, para ser possível entregar a declaração dentro do cronograma estabelecido pelo governo brasileiro.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.