Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Lula e a obsessão em controlar a internet; agora, é a vez do TikTok

Foi um vazamento e tanto: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja se queixaram ao presidente chinês Xi Jinping que o TikTok tinha virado um porto seguro para a extrema-direita brasileira e pediram uma espécie de intervenção na plataforma de conteúdos mais acessada do planeta. A ideia de Lula e Janja seria enviar uma pessoa “de confiança” ao Brasil para observar o cenário digital de nosso país. Na prática, o mandatário brasileiro pediu que o gigante digital chinês, de alguma forma, controlasse as postagens de sua plataforma.

Entre os críticos da implementação de um controle sobre os conteúdos postados nas redes sociais está a preocupação de regras que sufoquem a liberdade de expressão. É por isso que muitos dizem que o Brasil está sob a ação de medidas ditatoriais que têm inspiração em gurus vindos do Planalto e do Supremo Tribunal Federal.

O governo, diante disso, deu uma colher de chá enorme aos inimigos, pois pediu ao líder de uma ditadura que impeça o uso da plataforma TikTok por parte daqueles que pensam diferente da esquerda. Extremismos, evidentemente, devem ser combatidos sempre. Mas, na cabeça do presidente Lula, apenas os radicalismos de direita precisam ser combatidos; os de esquerda estariam liberados.

Após o vazamento do colóquio entre Xi, Lula e Janja, o núcleo duro do Planalto sofreu represálias. Os ministros levaram uma bronca no avião presidencial e sofreram um constrangimento atroz: o chefe levantou a hipótese de checar o conteúdo do celular dos presentes para descobrir o autor do vazamento. Mesmo que a sugestão fosse absurda, houve quem desbloqueasse a tela de seu aparelho e quisesse entregá-lo, como o ministro Alexandre Padilha.

A reação servil de Padilha é tão chocante quanto a ideia stalinista de Lula. Ou um presidente confia ou não confia em seus mais próximos colaboradores. Submeter uma equipe de assessores íntimos a esse tipo de mal-estar é um sintoma de que o governo está perdido e o presidente tem dificuldades de manter o controle emocional.

Lula prefere derrotar os inimigos usando suas regras preferidas – o controle do Estado. Mesmo que ele obtenha sucesso neste caso do TikTok, no entanto, os internautas vão continuar usando as plataformas digitais para divulgar suas ideias. O PT e Lula obteriam melhores resultados se entrassem no mesmo jogo e fizessem vídeos que sensibilizassem os algoritmos das redes. No fundo, porém, os petistas preferem simplesmente controlar o que pode ou não pode ser publicado. Isso, definitivamente, não é democracia.

Compartilhe

Comentários

Respostas de 2

  1. A internet não é terra sem lei, ela precisa ser regulamentada! O problema não são nem de longe o uso das redes pela extrema direita para falar de seu posicionamento e sim o uso massivo da extrema direita em divulgar fakenews nas plataformas.
    Veja, uma revista do porte da Money report fazer uma matéria como esta tratando lula como esquerda e trazendo a luz uma narrativa de esquerda ditatorial O PT e Lula foram esta esquerda na fundação isto se foi um dia, Lula esta mais para centro, centro direita do que esquerda “raiz” basta ver o cenário politico, as emendas feitas e quem mais ganha dinheiro no governo do Lula. Não esquecendo nunca da válvula reguladora chamada Geraldo.

  2. Bem se vê que esse site é porta voz da extrema direita e quem escreveu essa matéria deve ser bolsoafetivo. É preciso sim regulamentar as redes. O que acontece no Brasil é um absurdo: racismo, misoginisa, lgbtfobia, xenofobia, capacitismo, tudo sob as bênçãos das big techs. Quem é contrário à regulamentação das redes é porque quer continuar distribuindo ódio, mentira e preconceito sem ser incomodado, com o disfarce da “liberdade de expressão”.

Deixe um comentário para Paulo Henrique Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.