Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

O bombardeio de Pearl Harbor faz 79 anos hoje

Hoje é o aniversário de 79 anos do chamado Dia da Infâmia. Foi a data em que o Império Japonês – aliado dos alemães e italianos na Segunda Guerra Mundial – atacou sorrateiramente a base naval americana de Pearl Harbor, no Havaí. Depois de efetuar várias manobras no Oceano Pacífico, os japoneses foram advertidos pelos Estados Unidos, então neutros no conflito mundial, de que deveriam se retirar no mar próximo à China. Esta contenda diplomática gerou inúmeras negociações, enquanto o Japão preparava-se para um ataque devastador ao local que reunia boa parte do poderio bélico naval dos EUA em sua Costa Leste.

O ataque ardiloso pegou a marinha americana de surpresa e houve mais de 3 500 mortos, além de uma perda substancial de navios, aviões e armas. O presidente americano, Franklin Delano Roosevelt, pediu autorização ao Congresso para entrar na guerra e virou o jogo em favor dos aliados.

Pode-se dizer que existem fatos que mudam completamente a história. O que aconteceu neste dia 7 de dezembro de 1941 é um exemplo disso. Até então, os americanos estavam relutantes em entrar numa guerra do outro lado do oceano e encarar o ônus que é perder milhares de vidas em combate.

Em seu discurso ao Congresso. Roosevelt disse: “Ontem, 7 de Dezembro de 1941, uma data que viverá na infâmia, os Estados Unidos da América foram súbita e deliberadamente atacados pelas forças navais e aéreas do Império do Japão”. Primeiro, declarou guerra aos japoneses; depois à Alemanha e à Itália. Sem a entrada dos EUA no conflito, seria impossível prever seu desfecho. O fato é que haveria uma chance enorme de a Alemanha dominar a Europa, como estava ocorrendo naquele ano. Se não tivesse havido este bombardeio e Roosevelt decidido se aliar à Inglaterra e à Rússia, nossos livros de história provavelmente contariam uma narrativa bem diferente da atual. Daí a importância de se lembrar o chamado Dia da Infâmia.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.