Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Produção de peixes cresce 4,5% em 2018 e atinge 722 mil toneladas

A produção de peixes no Brasil cresceu 4,5% em 2018 em relação ao ano de 2017 e atingiu 722, 560 mil toneladas. Em números, esse crescimento representa um faturamento de R$ 5 bilhões. Segundo Francisco Medeiros, presidente da PeixeBR, associação do setor, esse crescimento de 2018 está relacionado ao bom desempenho dos produtores, sobretudo de tilápia – só no ano passado, a produção desse peixe foi de 400 mil toneladas. O Brasil é o quarto maior produtor de tilápia do mundo e gera 1 milhão de empregos diretos e indiretos. Mas poderia ser melhor. “Se não fossem os entraves que enfrentamos no setor, o crescimento seria maior, sem dúvidas. Algo em torno de 3 milhões de toneladas a mais”, explica Medeiros. Para Mauro Nakata, produtor associado à PeixeBR e presidente da Piscicultura Cristalina, empresa localizada no município de Fartura, interior de São Paulo, os problemas que dificultam o setor são os mesmos de sempre e antigos. “Precisamos de uma regulação mais clara para o setor, licitação mais ágil das águas, visto que pertencem à União, e a questão tributária, que afeta profundamente nossa produção e crescimento”, diz Nakata.

Se não fossem os obstáculos do setor, o Brasil seria o maior produtor de tilápia do mundo. Atualmente, perde para China, Indonésia e Egito. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (15) em São Paulo, durante evento de lançamento do Anuário PeixeBR da Piscicultura 2019. Participaram vários players do setor e o secretário da Pesca, Jorge Seif Júnior, que se comprometeu com as demandas dos produtores.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.