Ditador venezuelano e sua esposa foram capturados na manhã deste sábado (3) e seguem à Nova York, onde serão indiciados pela Justiça dos EUA
Uma série de detalhes devem vir à tona nas próximas horas após a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, pelas forças militares dos Estados Unidos. Eles serão julgados em tribunais de justiça americanos, segundo adiantou a procuradora-geral estadunidense, Pamela Bondi, neste sábado (3).
Segundo Bondi, ambos foram indiciados no Distrito Sul de Nova York. Maduro foi acusado de conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos explosivos, e conspiração para posse de metralhadoras e dispositivos explosivos contra os Estados Unidos. “Eles em breve enfrentarão toda a força da justiça americana em solo americano, em tribunais americanos”, escreveu Bondi no X (antigo Twitter). A procuradora-geral não detalhou as acusações contra Cilia Flores.
“Em nome de todo o Departamento de Justiça dos EUA, gostaria de agradecer ao presidente Trump por ter a coragem de exigir responsabilização em nome do povo americano, e um enorme agradecimento às nossas bravas Forças Armadas que conduziram a incrível e bem-sucedida missão de captura desses dois supostos narcotraficantes internacionais”, finalizou Bondi.
O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, rejeitou a presença de tropas estrangeiras no país e classificou o ataque de “vil e covarde”. Padrino pediu ajuda internacional. Bombardeios dos Estados Unidos a barcos nas águas do Caribe ocorreram nos últimos meses.
Governo
Em entrevista coletiva, Donald Trump afirmou que os Estados Unidos irão governar a Venezuela imediatamente após a captura de Maduro. “Vamos governar o país até que possamos fazer uma transição segura, adequada e sensata”, pontuou o republicano em seu clube Mar-a-Lago, na Flórida. “Não queremos que outra pessoa assuma o poder e que a situação se repita há muitos anos. Portanto, vamos governar o país”. Trump não especificou quanto tempo essa transição de poder levará.
Petróleo
Ainda na manhã deste sábado, em entrevista à Fox News, Donald Trump declarou que os EUA estarão fortemente envolvidos no setor petrolífero da Venezuela após a captura de Maduro. “Temos as maiores empresas petrolíferas do mundo e vamos nos envolver muito nisso”, pontuou.
Rubio
Em publicação nas redes sociais, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, acusou Maduro de chefiar uma organização narcoterrorista. “Maduro não é o presidente da Venezuela e seu regime não é o governo legítimo. Maduro é o chefe do Cartel de los Soles, uma organização narcoterrorista que tomou posse do país. E ele é indiretamente acusado de traficar drogas para os Estados Unidos”, declarou Rubio, em seu perfil do X.
Destino
Maduro e sua esposa foram levados para um navio após serem capturados pelas forças dos EUA e serão transportados para Nova York, onde serão indiciados.
Fronteira
A fronteira do Brasil com a Venezuela, no estado de Roraima, está tranquila, monitorada e aberta, informou o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio. O governo informou ainda que não há notícia de brasileiros feridos pelos bombardeios. “A fronteira está absolutamente tranquila. Nós temos um contingente já há algum tempo lá de homens e equipamentos. Estamos aguardando que as coisas aconteçam. Vamos aguardar a entrevista do presidente da República dos Estados Unidos, algumas coisas que vão acontecer durante o dia”, disse Múcio. O Brasil tem 10 mil militares na região amazônica, com 2,3 mil em Roraima.
O que MR publicou:
- Maduro deve ser o Noriega da vez
- Vice da Venezuela exige prova de vida de Maduro após captura
- EUA invadem Venezuela e capturam Maduro. E agora?
- Trump confirma ataque dos EUA à Venezuela e diz que Maduro foi capturado
- Ataque de Trump à Venezuela é ilegal e imprudente, diz NYT


