Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Tite diz que capitania definitiva visa dar mais responsabilidade a Neymar

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O técnico Tite disse nesta sexta-feira que a decisão de acabar com o rodízio da capitães da seleção brasileira e conceder o posto definitivamente ao atacante Neymar foi tomada com o objetivo de dar mais responsabilidade ao jogador do Paris Saint-Germain.

Neymar, de 26 anos, é uma das maiores estrelas do futebol mundial, mas na seleção brasileira ainda não entregou tudo aquilo que se espera dele, principalmente após uma participação apagada na Copa do Mundo deste ano na Rússia.

O jogador chegou ao Mundial cercado de expectativas, mas deixou o torneio criticado e estigmatizado pelas simulações e exageros nas reclamações.

“É um apoio ao grande atleta, e a responsabilidade tem que ter na capitania”, disse Tite sobre a definição de Neymar como capitão do time, em entrevista coletiva após convocar a equipe para amistosos em outubro contra Arábia Saudita e Argentina.

No aspecto tático, apesar de Neymar ter passado a jogar no PSG mais centralizado em algumas partidas na função de armador neste início de temporada, Tite disse que considera a ponta esquerda como melhor posição para o jogador.

“O DNA dele no Santos, no Barcelona e na seleção é do lado esquerdo, porém sem fechar conceito“, disse. “São possibilidades com o potencial do Neymar, mas eu vejo ele desequilibrante do lado esquerdo”.

Nos próximos jogos da seleção Neymar pode voltar a ter a companhia no ataque de Gabriel Jesus, que não fora chamado para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador este mês — os primeiros do Brasil após a Copa do Mundo.

O jogador do Manchester City disputa uma vaga com Roberto Firmino, que vive excelente fase no Liverpool, e Tite não quis confirmar quem ocupará a função de centroavante titular da equipe.

“Gabriel joga muito, é o goleador, mas não fez gol na Copa… É um jogador de nossa confiança e leal”, disse Tite.

Assim como Gabriel Jesus, outros jogadores que estiveram na Copa mas ficaram de fora da primeira convocação depois do Mundial, como o zagueiro Miranda e o lateral Marcelo, também foram chamados desta vez para os amistosos de outubro.

Por outro lado, Tite deixou de fora atletas que estão envolvidos na reta final da Copa do Brasil e também alguns jogadores que estiveram no Mundial e depois nos amistosos de setembro, como o zagueiro Thiago Silva e o lateral Filipe Luís.

“Quis dar oportunidades, e para dar oportunidade você tem que abrir mão de algumas situações… se eu trouxer toda a base da seleção não vou dar oportunidade, é impossível. Esse é momento”, disse o treinador brasileiro.

Já a ausência de Douglas Costa, da Juventus, foi um caso à parte. Destaque do Brasil na Copa, o jogador não foi chamado por estar machucado, mas também porque se envolveu em uma confusão no futebol italiano e deu uma cusparada em um adversário.

“Não foi convocado pelos dois fatores: lesão e incidente ou ato de indisciplina”, disse Tite, que acrescentou que pretende conversar com Douglas Costa assim que tiver oportunidade.

ARGENTINA

O jogo contra a Argentina é o mais aguardado até o momento desde o Mundial devido à rivalidade entre os dois países. Até agora, o Brasil teve facilidades contra EUA e El Salvador, e também não deve ter problemas contra a Arábia Saudita.

A única derrota de Tite antes da Copa do Mundo da Rússia foi justamente em uma amistoso contra os arquirrivais.

“É um campeonato à parte. Não dá para fugir disso”, disse o treinador, que prometeu colocar em campo contra os vizinhos o que tiver de melhor à disposição. “Não adianta. Toda vez que enfrentar Brasil e Argentina bate a competitividade, a rivalidade, e isso é bom e legal”.

A comissão técnica da seleção pretende elevar progressivamente o nível dos adversários depois do Mundial, e gostaria de enfrentar times europeus nos amistosos de novembro, mas, segundo o coordenador Edu Gaspar, o mais provável é que isso ocorra apenas nas datas de março de 2019.

tagreuters.com2018binary_LYNXNPEE8K1IP-VIEWIMAGE

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.