Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Terremoto seguido de tsunami mata mais de 400 pessoas na Indonésia

PALU, Indonésia (Reuters) – Mais de 400 pessoas morreram, muitas arrastadas pelo mar enquanto ondas gigantes quebraram nas praias após um enorme terremoto e tsunami atingirem a ilha de Sulawesi, na Indonésia, disseram autoridades neste sábado. 

Centenas de pessoas estavam reunidas para um festival na praia da cidade de Palu na sexta-feira quando surgiram ondas de até seis metros de altura ao anoitecer, causando um rastro de destruição, após um terremoto de 7,5 graus de magnitude.

Dezenas ainda estavam presas nos escombros de um hotel na cidade de Palu. O presidente indonésio, Joko Widodo, deve visitar os centros de evacuação na cidade no domigo.

O diretor da Agência Nacional de Mitigação de Desastres (BNPB), Willem Rampangilei, disse neste sábado a repórteres em Sulawesi que o número de mortos em Palu chegou a 420 pessoas, de acordo com o site de notícias Kompas.

“Estima-se que 10 mil refugiados estão espalhados em 50 pontos na cidade de Palu”, afirmou Rampangilei ao site. “Estamos tendo dificuldade em instalar equipamentos pesados para encontrar vítimas sob os escombros de prédios porque muitas das estradas que levam à cidade de Palu estão danificadas”, disse.

Anteriormente, as autoridades haviam colocado o número de mortos em 384.

Imagens amadoras transmitidas pelos canais de TV locais mostraram as ondas quebrando em cima de casas na orla de Palu, espalhando contêineres e inundando uma mesquita na cidade.

Dezenas de feridos estavam sendo tratados em tendas improvisadas ao ar livre.

Fotos confirmadas pelas autoridades mostravam corpos sendo alinhados nas ruas neste sábado, alguns com as cabeças cobertas por roupas.

NÚMERO DE MORTOS CRESCENDO

O porta-voz da BNPB, Sutopo Purwo Nugroho, disse em Jacarta que os danos foram “extensivos” e que milhares de casas, hospitais, shopping centers e hotéis haviam sido destruídos. Uma ponte foi levada pela onda e a principal rodovia de acesso a Palu estava bloqueada por deslizamente de terra.

“O tsunami não veio sozinho, ele arrastou carros, troncos, casas, atingiu tudo em terra”, afirmou Nugroho.

Novos tremores atingiram a cidade costeira até a tarde de sábado, depois do enorme terremoto de sexta-feira, que provocou o tsunami. A série de tremores foi sentida em uma área com 2,4 milhões de pessoas. 

Corpos de algumas das vítimas foram encontrados presos sob os escombros de prédios destruídos, informou Nugroho. Segundo ele, os danos e o número de vítimas podem ser ainda maiores na costa a 300 quilômetros ao norte de Palu, em uma área chamada Donggala, que fica mais próxima ao epicentro do tremor. 

“Isso já é uma tragédia, mas pode piorar muito”, afirmou.

O vice-presidente Jusuf Kalla disse que o número de mortos pode chegar a milhares. 

(Por Agustinus Beo Da Costa e Gayatri Suroyo em PALU, Fransiska Nangoy e Kanupriya Kapoor in JACARTA)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.