Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Suíça investiga suposto ciberataque russo à Agência Mundial Antidoping

Por John Revill

ZURIQUE (Reuters) – Procuradores suíços investigam se agentes russos teriam tentado invadir virtualmente a Agência Mundial Antidoping (Wada), informou a Procuradoria-Geral da Suíça (OAG) neste sábado, ampliando o escopo de possíveis casos de espionagem contra instituições sediadas no país.

Procedimentos criminais foram abertos em março de 2017 sob suspeitas de espionagem política, disse a procuradoria em comunicado. 

“Como parte desses procedimentos, a OAG, em cooperação com o Serviço de Inteligência Federal, conseguiu identificar dois indivíduos”, disse a nota. 

“Os procedimentos criminais mencionados anteriormente… se referem a procedimentos criminais que são conduzidos pela Procuradoria-Geral devido a um ciberataque contra a Agência Mundial Antidoping”, acrescentou o documento.

A procuradoria disse que os indivíduos em questão são os mesmos identificados pelo serviço de inteligência suíço, que na sexta-feira disse ter frustrado um plano russo que mirava um laboratório suíço utilizado para testar agentes nervosos.

A procuradoria disse que não daria mais informações sobre o caso, que ainda não fora revelado até agora. 

A imprensa suíça disse neste sábado que os escritórios da Wada e do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lausanne haviam sido alvos de ataques.

Ambas as organizações nos últimos anos têm investigado o doping generalizado de atletas russos, o que levou ao banimento de dezenas de competidores russos de eventos esportivos internacionais. 

A embaixada russa em Berna descreveu no sábado os relatos sobre os ataques virtuais à Wada como contos de fadas e como tentativas de desestabilizar a agência antidoping da Rússia. 

“É digno de nota que essas publicações, que incluem adjetivos como ‘suspeito’ e ‘presumível’ apareceram imediatamente após o Comitê Revisor de Compliance da Agência Mundial Antidoping emitir uma recomendação para levantar a suspensão da agência antidoping russa”, disse a embaixada em nota. 

“É difícil evitar a impressão de que os contos de fada sobre hackers russos atacando a Wada sejam tão necessários agora”. 

Na sexta-feira, o Comitê Independente de Revisão da Wada recomendou o restabelecimento da Agência Russa Antidoping (Rusada) na próxima reunião do comitê executivo da Wada no dia 20 de setembro. 

Tanto a Wada quanto o COI estavam indisponíveis para comentários imediatos neste sábado. 

(Reportagem adicional de Maria Kiselyova, em Moscou) 

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.