Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Petrobras fecha acordo para vender ativos na Nigéria por até US$1,53 bi

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Petrobras assinou nesta quarta-feira acordo para venda de sua participação de 50 por cento na joint-venture holandesa Petrobras Oil & Gas (PO&GBV), que detém ativos na Nigéria, por um valor total de até 1,53 bilhão de dólares.

A participação foi vendida para a Petrovida Holding, que tem como sócios Vitol Investment Partnership II, Africa Oil Corp e Delonex Energy.

Os outros 50 por cento do ativo pertencem ao BTG Pactual E&P, que informou ao mercado também nesta quarta-feira que irá manter a sua participação.

A PO&GBV tem 8 por cento de participação no bloco OML 127, onde está o campo produtor de Agbami, e 16 por cento de participação no bloco OML 130, que contém o campo produtor de Akpo e o campo de Egina, em fase final de desenvolvimento. Em nenhum deles a joint venture é operadora.

A parcela da Petrobras na produção dos ativos da PO&GBV é de cerca de 21 mil barris de óleo equivalente por dia.

A transação, segundo a petroleira brasileira, envolverá um pagamento à vista de 1,407 bilhão de dólares, sujeito a ajustes até o fechamento da operação, e um pagamento diferido de até 123 milhões de dólares, a ser efetuado assim que o processo de redeterminação do campo de Agbami for implementado.

A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de condições, como aprovações de órgãos governamentais nigerianos.

A venda faz parte do plano bilionário de venda de ativos e parcerias da Petrobras, que busca reduzir sua enorme dívida, que está entre as maiores para uma petroleira no mundo. A companhia também vem fazendo um amplo trabalho de gestão de portfólio, que visa focar nos ativos com melhor rentabilidade.

Na terça-feira, a Reuters publicou que a Petrobras poderá obter cerca de 20 bilhões de dólares, de agora até o próximo ano, caso sejam realizadas as vendas de todos os projetos já anunciados para desinvestimentos, segundo uma fonte com conhecimento do assunto.

Nos últimos três anos, a estatal realizou aproximadamente 20 bilhões de dólares em vendas de ativos e parcerias.

(Por Alberto Alerigi Jr. e Marta Nogueira)

tagreuters.com2018binary_LYNXNPEE9U1UL-VIEWIMAGE

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.