(Reuters) – A cirurgia de Neymar realizada neste sábado foi bem sucedida e a reabilitação do atacante começará imediatamente, informaram o Paris Saint-Germain e o médico da seleção brasileira Rodrigo Lasmar.
“A cirurgia ocorreu com muito sucesso, ele está se recuperando em seu apartamento e existe previsão de alta para o período da manhã deste domingo”, afirmou Lasmar, que liderou a cirurgia no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte.
O PSG também divulgou uma nota em seu site explicando que Neymar será acompanhado a partir de agora por um fisioterapeuta do clube francês.
“A intervenção…transcorreu perfeitamente bem. Ela consistiu na inserção de um parafuso associado a um enxerto colocado ao nível da lesão do quinto metatarso direito”, disse o PSG.
Tanto Lasmar quanto o PSG disseram que o atacante será avaliado em seis semanas, sempre em parceria entre profissionais da seleção brasileira e do clube.
“Em seis semanas realizaremos nova avaliação com exames de imagem para que possamos observar a resposta e a evolução de sua recuperação”, disse Lasmar.
Neymar sofreu uma fissura no quinto metatarso do pé direito causada por uma torção no tornozelo em partida do PSG no dia 25 de fevereiro, contra o Olympique de Marselha, pelo Campeonato Francês.
A decisão pela cirurgia ocorreu na quarta-feira e foi tomada, de acordo com o PSG, pelo jogador e as comissões médicas do clube e da seleção.
Segundo o médico Rodrigo Lasmar, o tempo estimado para recuperação é de dois meses e meio a três meses, o que seria suficiente para o atacante de 26 anos estar pronto para a Copa do Mundo na Rússia, onde o Brasil estreia no dia 17 de junho, contra a Suíça.
O jogador mais caro do mundo, no entanto, está fora da partida mais importante de seu clube na temporada até agora, o confronto da próxima semana contra o Real Madrid, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. A equipe espanhola venceu o jogo de ida por 3 x 1 em casa.
O atacante também irá desfalcar o Brasil nos amistosos do final de março contra Alemanha e Rússia.
Principal jogador da seleção, Neymar é fundamental no esquema do técnico Tite para furar as defesas adversárias com seus dribles.
Depois de estrear na Copa no dia 17 de junho, em Rostov, o Brasil enfrentará a Costa Rica, no dia 22, em São Petersburgo, e a Sérvia, dia 27, em Moscou.
(Por Tatiana Ramil em São Paulo)