Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

MPF vai investigar rompimento de mineroduto da Anglo American em MG

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O Ministério Público Federal instaurou inquérito civil para investigar o rompimento de um mineroduto da Anglo American que transporta sua produção de minério de ferro de Minas Gerais até o Rio de Janeiro, informou o órgão nesta terça-feira.

O rompimento ocorreu na manhã de segunda-feira, em Santo Antônio do Grama (MG), despejando 300 toneladas de uma polpa formada por uma mistura de minério de ferro com água em um córrego na região.

Na véspera, a empresa informou que suas atividades foram paralisadas devido ao incidente.

“Imediatamente após o rompimento de tubulação do mineroduto pertencente à empresa Anglo American… o Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para investigar as causas e consequências do fato, assim como apurar responsabilidades”, disse o órgão em nota.

A polpa, que vazou por 25 minutos, consiste de 70 por cento de minério de ferro e 30 por cento de água, segundo a empresa, que afirmou que o produto não é tóxico e é classificado como resíduo não perigoso.

A Anglo informou ainda que não houve vítimas.

O minério da Anglo é transportado da mina e da usina de beneficiamento, em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), até o porto, em São João da Barra (RJ), ao longo de um mineroduto de 529 quilômetros, que atravessa 33 municípios mineiros e fluminenses.

Não há informações sobre prazos para a retomada das atividades de mineração. A empresa afirmou na véspera que a produção ficará parada até que as causas do problema sejam esclarecidas.

O rompimento se deu em trecho do mineroduto localizado na zona rural do município localizado na região sudeste de Minas Gerais, atingindo o ribeirão Santo Antônio.

Por conta do problema, houve interrupção do abastecimento de água da cidade, segundo o Ministério Público Federal.

(Por Marta Nogueira)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.