Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Milhares protestam para pedir renúncia de primeira-ministra da Romênia

BUCARESTE(Reuters) – Milhares de romenos protestaram neste domingo pelo terceiro dia consecutivo contra o governo social-democrata em protestos contra a corrupção, exigindo que a primeira-ministra Viorica Dancila renuncie.

Os protestos em Bucareste e em várias outras grandes cidades foram pacíficos, em contraste com a primeira noite de manifestações na sexta-feira, quando policiais dispararam gás lacrimogêneo e usaram jatos de água em uma grande manifestação no centro de Bucareste, com centenas de pessoas precisando de atenção médica.

Cerca de 15 mil pessoas se reuniram em frente à sede do governo na capital no domingo, assobiando, soprando vuvuzelas e gritando “Corrupção mata! Renuncia!”. Eles também entoavam “Ladrões, ladrões”, agitando bandeiras da Romênia, dos EUA, da Otan e da União Europeia.

Manifestações pacíficas estão sendo realizadas repetidamente desde que os social-democratas assumiram o poder no início de 2017 e tentaram descriminalizar vários atos de corrupção.

No começo deste ano, legisladores do partido governista impuseram mudanças no código penal por meio do parlamento, provocando preocupação da Comissão Européia e do Departamento de Estado dos EUA. As mudanças estão sendo contestadas no Tribunal Constitucional.

O líder social-democrata Liviu Dragnea foi condenado a três anos e meio de prisão pelo Supremo Tribunal em junho por incitamento ao abuso de poder, em uma decisão que ainda cabe recurso.

(Por Radu Marinas)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.