PATROCINADORES

Juncker, da UE, está otimista com acordo sobre Brexit

Por Kirsti Knolle

VIENA (Reuters) – A União Europeia vai fechar um acordo com o Reino Unido sobre o Brexit em novembro se não o fizer neste mês, disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a jornais austríacos.

Juncker, cujo otimismo foi repetido em comentários no sábado pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que o potencial para uma reaproximação cresceu nos últimos dias, confirmando o que fontes diplomáticas disseram à Reuters.

Os negociadores da UE acreditam que um acordo com o Reino Unido sobre sua saída do bloco está “muito próximo”, disseram fontes à Reuters, embora os detalhes sejam escassos.

“Ainda não chegamos lá. Mas a nossa vontade de chegar a um entendimento com o governo britânico é ininterrupta”, disse Juncker, segundo os jornais Der Standard, Kurier e Der Falter.

Na sexta-feira, os negociadores da UE para o Brexit disseram aos embaixadores dos 27 estados remanescentes no bloco que não houve avanços na questão sobre a fronteira irlandesa e muito dependerá do que seus colegas britânicos levarão a Bruxelas na semana que vem.

“Temos que nos afastar desse cenário de não negociação. Não seria bom para o Reino Unido ou para o resto da União Europeia”, afirmou Juncker.

O Reino Unido e UE estão tentando buscar o acordo de separação, bem como um acordo sobre as relações pós-Brexit, a tempo para duas cúpulas de líderes marcadas para 17 a 18 de outubro e 17 a 18 de novembro.

“Minha suposição é que chegaremos a um acordo que atingirá as condições do tratado de retirada”, disse Juncker, acrescentando que não é possível prever se haverá uma conclusão das negociações do Brexit em outubro.

“Se não, então faremos em novembro.”

Tusk também disse que é possível chegar a um acordo sobre o Reino Unido deixar a União Europeia até o final de 2018.

(Reportagem adicional de Wojciech Zurawski em Cracóvia)

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 14 =

Pergunte para a

Mônica.