PATROCINADORES

Irã diz ter testado míssil balístico recentemente

GENEBRA (Reuters) – Um comandante de alto escalão da Guarda Revolucionária do Irã disse nesta terça-feira que o país realizou um teste de míssil balístico recentemente, mas não especificou que tipo de míssil foi testado, de acordo com a Fars News.

O comentário parece confirmar um relato do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, que no início deste mês disse que o Irã testou “um míssil balístico de alcance médio que é capaz de armazenar múltiplas ogivas nucleares”. O míssil pode atingir todo o Oriente Médio e partes da Europa, disse Pompeo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, retirou seu país de um acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano em maio e voltou a impor sanções contra Teerã. Ele disse que o acordo era problemático por não incluir limites ao desenvolvimento iraniano de mísseis balísticos ou ao seu apoio a aliados na Síria, Iêmen, Líbano e Iraque.

“Continuaremos nossos testes de míssil, e esta ação recente foi um teste importante”, disse Amirali Hajizadeh, chefe da divisão aeroespacial da Guarda Revolucionária, segundo a Fars News. Ele acrescentou: “A reação dos americanos mostra que este teste foi muito importante para eles, e é por isso que estavam gritando.”

O Irã realiza até 50 testes de míssil por ano, afirmou Hajizadeh.

Teerã tem descartado negociar seus recursos militares com Washington, especialmente o programa de mísseis a cargo da Guarda Revolucionária. O país diz que seu programa de mísseis é apenas defensivo e nega que seus mísseis sejam capazes de carregar armas nucleares.

(Reportagem de Babak Dehghanpisheh)

tagreuters.com2018binary_LYNXMPEEBA0WK-VIEWIMAGE

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 7 =

Pergunte para a

Mônica.