PATROCINADORES

Irã anuncia a substituição da francesa Total pela chinesa CNPC em projeto de gás

DUBAI (Reuters) – A estatal chinesa CNPC substituiu a francesa Total no projeto multibilionário iraniano de gás em South Pars, afirmou o ministro iraniano do Petróleo, Bijan Zanganeh, segundo a agência de notícias ICANA, neste domingo.

“A CNPC da China substituiu oficialmente a Total na 11ª fase de South Pars, mas ainda não iniciou as operações. As negociações precisam ser realizadas com a CNPC… sobre quando irá inicia-las”, disse Zanganeh à ICANA, sem dar mais detalhes.

A Total, que tinha participação de 50,1 por cento no projeto, e a CNPC não puderam ser contatadas imediatamente para comentar o assunto.

A companhia francesa disse em agosto que havia dito às autoridades iranianas que se retiraria do projeto de gás South Pars após o Irã falhar ao tentar obter uma isenção das sanções dos EUA.

Em maio, fontes da indústria disseram que a CNPC estava pronta para assumir a participação da Total no projeto.

O campo offshore, que o Irã chama de South Pars e o Qatar, de North Field, abriga as maiores reservas de gás natural do mundo já encontradas em um só lugar.

A CNPC já detém uma participação de 30 por cento no campo gigante, enquanto a PetroPars, subsidiária da National Iranian Oil Company, detém os 19,9 por cento restantes.

(Reportagem da redação de Dubai)

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =

Pergunte para a

Mônica.