Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

EUA não querem promover guerra comercial, diz Meirelles após conversa com Mnuchin

BUENOS AIRES (Reuters) – O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, disse que não é intenção do governo dos Estados Unidos promover uma guerra comercial, afirmou nesta terça-feira o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, após conversa com o norte-americano.

A cobrança pelos EUA de taxas sobre importações de alumínio e aço prejudica a indústria do país, que é consumidora de semiacabados brasileiros como matéria-prima, disse Meirelles a Mnuchin, de acordo com relato do brasileiro.

Em uma conversa “boa e produtiva”, Mnuchin demonstrou bom entendimento da situação brasileira e prometeu conversar com seu colega do Departamento do Comércio, Wilbur Ross, contou Meirelles a jornalistas.

O ministro ressaltou que o Brasil não solicitou formalmente, ainda, isenção da cobrança das alíquotas de 10 por cento sobre o alumínio e 25 por cento sobre o aço impostas pelos EUA mais cedo neste mês. [nL2N1QQ2J3]

“Perguntei a ele que contrapartidas os Estados Unidos vão pedir em retorno e ele disse que não tem ideia, até que as negociações tenham início”, disse Meirelles.

A princípio, os EUA abriram exceção apenas para os produtos do Canadá e México. A reação nos mercados financeiros à investida do governo do presidente Donald Trump foi imediata, com os investidores temendo escaladas e retaliações.

O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os EUA, tendo enviado à maior economia do mundo 4,7 milhões de toneladas em 2017.

A jornalistas, Meirelles disse ter mostrado a Mnuchin que a balança comercial favorece os Estados Unidos, que têm saldos comerciais de bens que superam 90 bilhões de dólares em 10 anos.

(Reportagem de Anthony Boadle; Texto de Marcela Ayres; Edição de Marcela Ayres)

tagreuters.com2018binary_LYNXMPEE2J1YV-VIEWIMAGE

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.