Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Erdogan espera que cúpula de Teerã evite ofensiva em Idlib, diz jornal

Por Ezgi Erkoyun

ISTAMBUL (Reuters) – A Turquia espera que uma cúpula com os líderes do Irã e da Rússia em Teerã na sexta-feira evite uma ofensiva do governo da Síria no enclave rebelde de Idlib e um novo influxo de refugiados em território turco, disse o presidente turco, Tayyip Erdogan, segundo o jornal Hurriyet.

A Rússia, aliada do presidente sírio, Bashar al-Assad, retomou ataques aéreos contra insurgentes em Idlib na terça-feira depois de semanas de bombardeios e disparos de artilharia de forças governamentais pró-Síria, em um aparente prelúdio de uma ofensiva de larga escala contra o último grande reduto dos rebeldes.        

Os líderes de Rússia, Turquia e Irã devem se reunir na sexta-feira na capital iraniana e debater a situação no noroeste da Síria. A Turquia, que apoia os insurgentes contrários a Assad, disse que uma ofensiva em Idlib seria desastrosa. A Turquia está abrigando 3,5 milhões de refugiados sírios.

“Levaremos a situação a um ponto positivo nesta cúpula… se Deus quiser, conseguiremos conter o extremismo do governo sírio na região”, disse Erdogan, segundo o jornal Hurriyet.

O presidente turco, que conversou com repórteres no avião que o levava de volta de uma visita ao Quirguistão, também falou do possível influxo de refugiados de Idlib para a Turquia no caso de uma ofensiva militar síria, disse o Hurriyet.

“Em uma situação como esta, para onde irão as pessoas em fuga? Uma grande proporção delas virá para a Turquia”.

O Ministério da Defesa da Turquia disse nesta quarta-feira que autoridades turcas e russas se encontraram em Ancara para cinco dias de reuniões a respeito dos acontecimentos na Síria, afirmando que os esforços conjuntos continuarão.

tagreuters.com2018binary_LYNXNPEE8416O-VIEWIMAGE

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.