País quer liderar o transporte marítimo sustentável e estabelecer padrões para o uso do hidrogênio liquefeito na indústria naval
A Coreia do Sul revelou um projeto ambicioso: construir até 2027 o maior navio do mundo dedicado ao transporte de hidrogênio liquefeito (LH2). A iniciativa foi anunciada pelo Ministério do Comércio, Indústria e Energia como parte de uma estratégia nacional para fortalecer a indústria naval e impulsionar o uso do hidrogênio como fonte energética limpa.
O governo sul-coreano prevê investir cerca de 55,5 bilhões de wons (equivalente a US$ 39,2 milhões) ainda em 2025 para lançar o navio, que também será uma demonstrador de tecnologia. O projeto reúne três grandes estaleiros, universidades e centros de pesquisa reunidos em uma espécie de parceria público-privado de fomento à inovação.
O novo navio tanque nasce com o propósito de substituir progressivamente os tradicionais transportadores de gás natural liquefeito (GNL). O transporte de hidrogênio liquefeito não é simples, uma vez que o gás precisa ser resfriado a -253°C para se manter em estado líquido. Nessa condição, seu volume é reduzido em até 800 vezes, o que permite um ganho expressivo em eficiência, estimado em mais de dez vezes em comparação ao hidrogênio em estado gasoso. Nenhum país conseguiu lançar comercialmente uma embarcação de grande porte para o transporte de LH2.