Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Autoridade do Japão se diz pronta a conter volatilidade do iene

Por Tetsushi Kajimoto

TÓQUIO (Reuters) – Um dos membros do governo japonês disse nesta terça-feira que a volatilidade está crescente no mercado e que as autoridades estão prontas para tomar as medidas necessárias se o mercado se mostrar errático em demasia.

“A volatilidade está crescente. Cada país compartilha a visão do G7/G20 de que o excesso de volatilidade e de movimentos desordenados são indesejáveis para a economia”, disse à Reuters Masatsugu Asakawa, vice-ministro das Finanças responsável por assuntos internacionais.

“Vamos manter um olhar atento sobre os movimentos do mercado, com um senso de urgência, enquanto checamos extensivamente para observar qualquer movimento especulativo”, disse ele.

Após ter participado de uma reunião com seus pares do Banco do Japão e com a Agência de Serviços Financeiros japonesa sobre os acontecimentos no mercado, Asakawa disse que o governo agiria conforme o necessário caso a volatilidade aumente.

Ele não detalhou que tipo de medida seria adequada.

As declarações de Asakawa ressaltam as preocupações do Japão com a volta de um iene forte.

As autoridades japonesas têm se mostrado sensíveis a qualquer sinal de valorização do iene em relação a outras divisas, o que é visto como uma possível ameaça à recuperação econômica do país, baseada na exportação.

Nesta terça-feira, a cotação do dólar caiu a 110 ienes, seu menor patamar em quatro meses.

O índice Nikkei caiu mais de 5 por cento ao seu menor nível em 20 meses, após uma queda em Wall Street relacionada a agitações políticas nos Estados Unidos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.