Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Atiradores matam 25 em ataque a desfile militar no Irã

Por Michael Georgy

DUBAI (Reuters) – Homens armados dispararam contra um desfile militar no sudoeste do Irã neste sábado, matando 25 pessoas, quase a metade delas de integrantes da Guarda Revolucionária, informaram agências de notícias estatais, em um dos piores ataques já realizados contra a força de elite.

O canal de televisão estatal informou que o ataque, que feriu mais de 60 pessoas, teve como alvo um encontro de autoridades iranianas na cidade de Ahvaz para assistir à cerimônia anual que marca o início da guerra de 1980-88 contra o Iraque.

Um movimento de oposição árabe chamado Resistência Nacional Ahvaz, que busca um estado separado na província de Khuzistão, rica em petróleo, reivindicou a responsabilidade pelo ataque. Militantes do Estado Islâmico também reivindicaram responsabilidade.

Nenhum deles apresentou provas. Todos os quatro atacantes foram mortos.

Mulheres e crianças também morreram no ataque, informou a agência estatal IRNA.

O episódio afetou a segurança do Irã, país produtor de petróleo e membro da OPEP, que tem estado relativamente estável em comparação aos países árabes vizinhos, que enfrentam problemas desde as revoltas de 2011 no Oriente Médio.

A Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) tem sido a espada e escudo do governo clerical xiita no Irã desde a Revolução Islâmica de 1979.

A Guarda, a força militar mais poderosa e fortemente armada da República Islâmica, também desempenha um papel importante nos interesses regionais do Irã em países como Iraque, Síria e Iêmen.

Seus integrantes respondem ao líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, e têm uma vasta participação nos bilhões de dólares da economia do país.

Um vídeo divulgado na mídia iraniana mostra soldados rastejando enquanto são disparados tiros em direção a eles. Um pega uma arma e fica de pé enquanto mulheres e crianças fogem para salvar suas vidas.

(Reportagem da redação de Dubai, reportagem adicional de Bozorgmehr Sharafedin, Parisa Hafezi e Babak Dehghanpisheh)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.