Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

TCU pede afastamento dos presidentes da CEF e do BB

O procurador do Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado (abaixo), solicitou o afastamento, em decisão cautelar, dos presidentes da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães (à direita), e do Banco do Brasil (BB), Fausto de Andrade Ribeiro (à esquerda). O pedido foi feito nesta quarta-feira (8).

Procurador do TCU, Lucas Furtado

De acordo com o jornal Valor Econômico, o argumento é que ambos teriam cometido abuso de poder no episódio da assinatura do manifesto da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), pela Federação dos Bancos Brasileiros (Febraban). les teriam prssionado e ameaçado outras instituições com sanções mediante ao poder econômico dos bancos estatais. “É clara afronta aos princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e afronta à Lei das Estatais”, afirmou o procurador. O pedido foi encaminhado à presidente do TCU, Ana Arraes.

Guimarães e Andrade Ribeiro demonstraram que suas decisões tinham forte caráter político e contrariaram o esperado zelo pelo interesse público, aponta o procurador. O TCU adiou a sessão plenária prevista para hoje, na esteira da decisão do Senado, diante dos desdobramntos contínuos da escalada antidemocrática do presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.