MONEY REPORT escolheu como Imagem da Semana a reação do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aos xingamentos de bolsonaristas na segunda-feira (14), em Nova York (EUA). Moraes fez com que eles ficassem ainda mais nervosos do que já estavam ao rir e dar um tchauzinho na saída do Lide Brazil Conference, evento que acontece na segunda (14) e na terça-feira (15). Os manifestantes também hostilizaram outros integrantes do STF que estavam no mesmo evento, como Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski.
Outro vídeo compartilhado nas redes sociais mostra Moraes sendo abordado dentro de um restaurante por um homem que acusa o ministro de “gastar dinheiro do povo brasileiro”. Barroso também respondeu a um bolsonarista que o questionou sobre as urnas eletrônicas brasileiras. “Perdeu mané, não amola”, rebateu o ministro.
Segundo especialistas ouvidos pelo Estadão, os manifestantes podem responder criminalmente por ameaça, perseguição, difamação, calúnia e injúria.
Ao ser hostilizado por manifestantes de extrema-direita em Nova York, ministro Alexandre de Moraes, do STF, reage com ironia e da "tchauzinho" para os agressores. pic.twitter.com/mp33Dkcjoa
— Renato Souza (@reporterenato) November 15, 2022
Ministros do STF são hostilizados por um grupo isolado de brasileiros em frente a hotel em Nova York. pic.twitter.com/ge1JV2UVEW
— Renato Souza (@reporterenato) November 14, 2022
Na noite de segunda-feira (14), pelo Twitter, Moraes escreveu que“ o povo se manifestou livremente e a democracia venceu!!! O Brasil merece paz, serenidade, desenvolvimento e igualdade social. E os extremistas antidemocráticos merecem e terão a aplicação da lei penal”.
O povo se manifestou livremente e a Democracia venceu!!! O Brasil merece paz, serenidade, desenvolvimento e igualdade social. E os extremistas antidemocráticos merecem e terão a aplicação da lei penal.
— Alexandre de Moraes (@alexandre) November 15, 2022