Após 17 anos comandando a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), desde 2004, nesta quarta-feira (22) Paulo Skaf (à direita) se despede da presidência da entidade – oficialmente ficará até 31 de dezembro. A partir de 2022, a Fiesp estará sob a direção de Josué Gomes da Silva (à esquerda), presidente da Coteminas. Ele também é filho do já falecido em 2011, o ex-vice-presidente da República nas duas gestões de Lula (PT) (2003 a 2010), José Alencar.
Skaf deu sinais de seu futuro, quer virar parlamentar. Ele afirmou à imprensa que se concorrer em 2022 irá para o Senado. Segundo bastidores, ele deve deixar o MDB, filiado desde 2011. O movimento busca apoiar o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes, candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL). Para tantos planos, tem dialogado sobre uma possível filiação com Gilberto Kassab, presidente do PSD.
Vale lembrar que Skaf foi duas vezes candidato ao governo paulista, em 2009 pelo PSB e em 2014 pelo MDB. Em ambos os pleitos, o vencedor foi o ex-governador Geraldo Alckmin.