O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), confirmou que a categoria aprovou em assembleia extraordinária, na noite de quinta-feira (23) uma operação padrão nas aduanas e a entrega de todos os cargos em comissão e funções de chefia em todos os níveis hierárquicos na Receita Federal. Os servidores votaram favoráveis por uma paralisação das atividades em resposta a aprovação do Orçamento de 2022 que incluiu reajuste para as Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Departamento Penitenciário Nacional, deixando as demais categorias fora.
Desde então, os servidores da Receita começaram a entregar os cargos, pelo menos mais de 630 servidores com cargos de chefia já tinham pedido exoneração na quinta-feira. A assembleia aprovou também a meta zero para todos os setores da Receita Federal e do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF), ou seja, a paralisação de todos os projetos nacionais e regionais do Plano Operacional e o não preenchimento de relatório de atividades. Ainda ontem, o CARF confirmou que 44 integrantes do conselho pediram exoneração e disseram que “o número deve subir”. Como são concursados, os servidores deixam CARF e voltam à Receita.
Em nota, o Sindifisco afirmou que a operação não incluirá casos de “medicamentos e insumos médicos e hospitalares, cargas vivas, perecíveis, bem como aquelas definidas como prioritárias pela legislação vigente, bem como o tráfego de viajantes em trânsito internacional”.