Document
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Saúde abre consulta pública sobre vacinação infantil contra a covid-19

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na noite de quarta-feira (23) que o governo recomendará a autorização da vacinação contra a covid-19 em crianças de cinco a 11 anos de idade com a vacina da Pfizer.

Um documento sobre a questão deveria ter sido colocado à disposição para consulta pública desde ontem, mas não ocorreu – o site estava fora do ar – agora está disponível. A autorização para a aplicação dos imunizantes deve sair a partir de 5 de janeiro. O documento recomenda que a vacinação não seja compulsória, mas com autorização dos pais e estará vinculado a prescrição médica, respeitando as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o ministro, será necessário documento indicando presença de comorbidades ou recomendação da aplicação.

Conass

Em reação as condicionantes do Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) prepara uma reação para que as crianças de cinco a 11 anos sejam imunizadas. O presidente do Conass e secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, dialogou com outros secretários estaduais ainda na manhã desta sexta-feira (24). O Conass afirmou que não será necessário apresentar uma prescrição médica para vacinação infantil, diferente do dito por Queiroga. O posicionamento do órgão foi publicado na forma de carta às crianças (abaixo).

Óbitos infantis

Ainda na quarta-feira, ao ser questionado sobre a realização de consulta pública para definir se as crianças deveriam ser incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI), Queiroga disse os óbitos de crianças estão dentro de patamar que não implica em decisões emergenciais. De acordo com o levantamento da Sivep Gripe feito até 29 de novembro (a base de dados do governo está fora do ar desde o ataque hacker em 10 de dezembro), morreram 297 crianças ao longo de 2020 por covid-19, 7% da média anual (4.342) de mortes de mortes por outros doenças da faixa etária.

Segundo os dados médios extraídos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do comparativo entre os anos de 2016 e 2020, as mortes por covid-19 só perdem para os acidentes de trânsito, que representam 9,8% (426).

Carta do Conass

Carta de Natal do Conass às crianças do Brasil

Brasília, 24 de dezembro de 2021

Queridas crianças do Brasil,

O ano não foi fácil. Os papais e as mamães de vocês passaram por inúmeras dificuldades. Empregos foram perdidos, tudo ficou caro, foi difícil iniciar a vacinação contra o coronavírus. Por conta disso, muitos parentes e muitos amigos viraram estrelinhas. Mais de 400 mil apenas este ano.

Vocês devem ter se acostumado a falar de coronavírus e, por conta dele, passaram a usar máscaras até para ir para a escola. A gente sabe que máscara não é algo confortável, mas elas são usadas para protegê-los.

O ano foi passando, as dificuldades foram diminuindo e a gente finalmente conseguiu a proteção que os papais e as mamães já possuem: a vacina contra a Covid-19 para crianças!

Eu sei que ninguém gosta de agulhas, mas vocês não precisam ter medo! Os cientistas do mundo inteiro apontam a segurança e eficácia da vacina para crianças! Ela inclusive já começou a ser aplicada em meninos e meninas de vários países do mundo.

Infelizmente há quem ache natural perder a vida de vocês, pequeninos, para o coronavírus. Mas com o Zé Gotinha já vencemos a poliomielite, o sarampo e mais de 20 doenças imunopreveníveis. Por isso, no lugar de dificultar, a gente procura facilitar a vacinação de todos os brasileirinhos.

E é esse recado que queremos dar no dia de hoje, véspera de Natal: quando iniciarmos a vacinação de nossas crianças, avisem aos papais e às mamães: não será necessário nenhum documento de médico recomendando que tomem a vacina. A ciência vencerá. A fraternidade vencerá. A medicina vencerá e vocês estarão protegidos”.

Que o Papai Noel traga neste ano muito amor, alegria, abraços, diversão e PROTEÇÃO contra a COVID-19. E que todos possam compartilhar esses presentes com o papai e a mamãe.

Feliz Natal!

Carlos Lula, presidente do Conass.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pergunte para a

Mônica.

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.