PATROCINADORES

Programa do BTG seleciona ONGs para profissionalização e aceleração

O BTG Pactual abriu nesta segunda-feira (18) as inscrições para nova rodada do BTG Soma, programa lançado em agosto de 2020 e voltado para a profissionalização e aceleração de ONGs e OSCs (organizações não governamentais da sociedade civil). Criado com o objetivo de contribuir com a performance e profissionalismo do terceiro setor, a iniciativa visa oferecer às organizações apoio para que elas se desenvolvam de forma sustentável, com acesso a networking e capacitação para seu crescimento e manutenção de suas ações, por meio de workshops, aulas e mentorias. O projeto conta com a consultoria da Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID Brasil).

Na primeira edição do BTG Soma, iniciada em 2020, seis ONGs parceiras do banco estão participando do programa: Ballet de Paraisópolis, PROA, Instituto Tiago Camilo, Instituto DOM, Moinho Cultural e Mano Down. Em 2021, quando ocorre a segunda rodada, serão escolhidas dez instituições.

“A partir da nossa experiência com a primeira rodada do projeto, com ONGs e OSCs parceiras do banco, pudemos entender quais são os maiores desafios e carências dessas instituições e conseguimos aprimorar o nosso programa de profissionalização. Agora, estamos abrindo a oportunidade para que organizações de todo o Brasil possam participar. Trata-se de uma contribuição valiosa para a profissionalização ainda maior do terceiro setor”, diz Martha Leonardis, sócia e head de responsabilidade social e eventos do BTG Pactual.

Como participar do BTG Soma?

Para participar da seleção, as instituições precisam atender a alguns pré-requisitos, como: ser uma organização sem fins lucrativos (OSCIP, OS, ONG, Instituto, Fundação, ou qualquer tipo de organização social); ter tempo de existência formal de no mínimo três anos; receita anual mínima de 300 mil reais; disponibilidade da alta liderança para as atividades; ter uma equipe fixa e remunerada e não estar atrelada a outro programa de aceleração ou desenvolvimento de gestão no mesmo período da realização da 2ª edição do BTG Soma.

Também é imprescindível que as organizações tenham ligação e contribuam com os pilares de atuação social da área de Responsabilidade Social do BTG Pactual: Empreendedorismo, Educação e Meio Ambiente. A escolha das instituições é feita por meio de um comitê social, que, junto com a ASID e a área de Responsabilidade Social, realizam uma análise para definição das organizações escolhidas.

As inscrições para o BTG Soma podem ser feitas entre os dias 18 de janeiro e 4 de fevereiro de 2021, por meio do link: https://bit.ly/btgsoma2021

O BTG Soma buscará por instituições que possuam um impacto social significativo em sua região de atuação e que precisam de apoio profissional e estrutural para ampliar o alcance de suas atividades. As 10 organizações selecionadas para o BTG Soma receberão 100 horas de capacitação lideradas em sua grande maioria por profissionais com experiência na realidade do terceiro setor, além de workshops e mentorias com colaboradores e sócios do BTG Pactual, como o CEO Roberto Sallouti.

Na jornada de capacitação, serão abordados conceitos aplicáveis em marketing, planejamento estratégico, modelos de negócio, finanças, avaliação de impacto, propostas de expansão e captação de recursos. Cada uma das organizações contará com quatro mentores, que serão voluntários do BTG Pactual. Todo o programa e acompanhamento terá duração de aproximadamente 12 meses.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − treze =

Pergunte para a

Mônica.