PATROCINADORES

PF prende 3 extremistas bolsonaristas em Rondônia

Da redação
31 de dezembro de 2022
Durante os bloqueios eles impediram o atendimento de doentes, ameaçaram comerciantes e provocaram incêndios

A Polícia Federal (PF) prendeu três líderes dos bloqueios ilegais promovidos de modo violento na BR-435, em Rondônia, em novembro. Dois empresários e um motorista de aplicativo abertamente bolsonaristas foram localizados em Colorado do Oeste (RO) e Cerejeiras (RO), neste sábado (31). Eles devem ser indiciados por associação criminosa, incêndio e constrangimento ilegal – as penas podem acumular 10 anos de prisão. Os nomes não foram divulgados. Além dos mandados de prisão, os agentes executaram ordens de busca e apreensão atrás de pistas sobre outros organizadores do movimento, que contesta o resultado das eleições e defende um golpe de estado.

As ações integraram a Operação Eleutéria, iniciada no fim da tarde de sexta-feira (30) em conjunto com o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com participação da das polícias civil e militar.

Em nota, a PF afirmou que durante os bloqueios o trio chegou a fazer ameaças a professores que tentavam chegar em Colorado do Oeste para lecionar. “Mesmo pessoas com crianças que dependiam de tratamento de saúde foram impedidas e constrangidas pelo grupo de manifestantes”, afirma a PF.

O MP-RO constatou que a população local também foi “cerceada do acesso a bens de consumo essenciais, tais como alimentos, água, combustível e botijão de gás, estudantes tiveram prejudicado o seu acesso às escolas”.

A PF e o MP apuraram que o trio e outros envolvidos:

  • Coagiam servidores públicos;
  • Impediam pessoas de trafegar ou obrigavam elas a aderir ao movimento;
  • Comércio foi obrigado a fechar como forma de apoio à manifestação;
  • Pessoas foram impedidas de abastecer seus veículos livremente;
  • Caminhões tanques foram impedidos de passar;
  • Quantidade de combustível foi limitado para os moradores.

O que MONEY REPORT publicou

Polícia Rodoviária Federal

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve