O presidente Jair Bolsonaro (à esquerda) confirmou a recriação do Ministério do Trabalho nesta quinta-feira (22), à Rádio Banda B do Paraná. A pasta ganhará a designação de Ministério do Emprego e Previdência. Para chefiá-la, o deputado licenciado e atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da presidência, Onyx Lorenzoni (DEM-RS) (à direita).
A mudança era esperada e confirma outra indicação, a do senador e presidente do Progressistas, Ciro Nogueira (PI), à Casa Civil. O ainda ministro Luiz Eduardo Ramos deverá ser reposicionado à Secretaria-Geral, após demonstrar insatisfação com a restruturação. Entretanto, o nome de Davi Alcolumbre (DEM-AP) circula nos bastidores para a pasta deixada por Lorenzoni. Alcolumbre é senador, preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e é ex-presidente do Senado.
Bolsonaro minimizou o esvaziamento da Economia com a criação do novo ministério. “[Paulo] Guedes tem um ministério enorme. Ele mesmo concordou em tirar essa parte”, disse. Ele explicou que a mudança irá reduzir a carga de trabalho de Guedes.
o que MONEY REPORT publicou
- Se virar ministro, Ciro Nogueira será o político mais governista do Brasil
- Quais são as denúncias no STF contra Ciro Nogueira, cotado à Casa Civil
- Nogueira é cotado para a Casa Civil e Alcolumbre, à Secretaria-Geral
– Bate papo diário na manhã com o PR (22/07/2021). https://t.co/UCsKUXgzcm
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 22, 2021