MONEY REPORT escolheu como a Fake News da Semana a informação que circula pelas redes sociais de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes teria sido preso pela Polícia Federal (PF). Além de publicações no Facebook, há vídeos no YouTube e até uma suposta comemoração de deputados bolsonaristas no Twitter. Uma captura de tela do portal G1 foi usada para servir de moldura para uma montagem grosseira.

Uma busca no Google pela suposta notícia do G1 não surtiu resultados. Um erro de digitação no subtítulo da reportagem – está escrito “segurança públuca” em vez de “segurança pública” – reforça seu caráter falso.
Na hipótese de crime de responsabilidade, um ministro do STF passaria por um processo de impeachment que tramitaria no Senado. Em caso de condenaçao, haveria perda de cargo e até inabilitação por no máximo cinco anos. Ministro do STF só pode ser preso em flagrante de crime comum. Uma investigação em decorrência de tal tipo de crime precisaria de autorização da própria corte.