Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Nunes Marques assumirá presidência da segunda turma do STF em agosto

O ministro Kassio Nunes Marques (imagem) substituirá Gilmar Mendes na presidência da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto, após o retorno do recesso do Judiciário. Mesmo sendo um ministro novato, ele assumira a vaga, já que os demais integrantes da turma já ocuparam essa posição no passado. Marques ficará responsável por agendar os julgamentos da turma, incluindo os processos da Lava-Jato.

O magistrado foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e empossado em 5 de novembro de 2020, substituindo o decano Celso de Mello, aposentado em outubro. A 2ª Turma é formada pelos ministros Cármen Lúcia, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Nunes Marques e Ricardo Lewandowski. Fachin deve sair da 2ª Turma, após desgastes com colegas por causa da Lava-Jato.

Se nenhum ministro que hoje integra a 1ª Turma requerer a vaga de Fachin, o próximo integrante do STF indicado pelo presidente Bolsonaro poderá ocupá-la. Edson Fachin pretende assumir o posto do Marco Aurélio Mello na 1ª Turma, após a aposentadoria compulsória do ministro, que assumiu no STF em junho de 1990, aos 41 anos, nomeado pelo então presidente Fernando Collor de Mello, seu primo.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.