Document
PATROCINADORES

Nunes Marques assumirá presidência da segunda turma do STF em agosto

O ministro Kassio Nunes Marques (imagem) substituirá Gilmar Mendes na presidência da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto, após o retorno do recesso do Judiciário. Mesmo sendo um ministro novato, ele assumira a vaga, já que os demais integrantes da turma já ocuparam essa posição no passado. Marques ficará responsável por agendar os julgamentos da turma, incluindo os processos da Lava-Jato.

O magistrado foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e empossado em 5 de novembro de 2020, substituindo o decano Celso de Mello, aposentado em outubro. A 2ª Turma é formada pelos ministros Cármen Lúcia, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Nunes Marques e Ricardo Lewandowski. Fachin deve sair da 2ª Turma, após desgastes com colegas por causa da Lava-Jato.

Se nenhum ministro que hoje integra a 1ª Turma requerer a vaga de Fachin, o próximo integrante do STF indicado pelo presidente Bolsonaro poderá ocupá-la. Edson Fachin pretende assumir o posto do Marco Aurélio Mello na 1ª Turma, após a aposentadoria compulsória do ministro, que assumiu no STF em junho de 1990, aos 41 anos, nomeado pelo então presidente Fernando Collor de Mello, seu primo.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.