PATROCINADORES

Lira defende reforma tributária “possível” ainda no 1° semestre

Rodrigo Dias
15 de fevereiro de 2023
Presidente da Câmara dos Deputados indicou 12 parlamentares para compor grupo de trabalho para avaliação da proposta

Em sua participação no painel “Agenda Política Brasileira – o papel do Congresso” do CEO Conference 2023, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), demonstrou empenho nas articulações para a aprovação da reforma tributária. O congressista defendeu um texto equilibrado e que não “descambe” para nenhum dos lados. A aposta é que a matéria seja votada ainda no primeiro semestre em plenário. O evento foi promovido pelo BTG Pactual.

“Vamos tentar fazer uma reforma tributária possível e que ela se resolva ainda neste ano. É importante que consigamos avançar para deixar um modelo mais econômico para as empresas e justo para a população”, argumentou Lira.

Nesta quarta-feira (15), o presidente da Câmara indicou 12 deputados para compor o grupo de trabalho que vai avaliar o texto da reforma que altera tributos que incidem sobre o consumo. O colegiado será coordenado por Reginaldo Lopes (PT-MG), vice-líder do governo no Congresso, e o texto será relatado por Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). O grupo terá, no máximo, 180 dias para finalizar a análise.

No evento do BTG, que contou a moderação do CEO da Arko Advice, Murillo de Aragão, Lira utilizou seu tempo para defender a autonomia do Banco Central (BC) e pedir serenidade de seus pares na condução de possíveis apurações oriundas do caso Americanas. Houve espaço também para criticar a judicialização da política.

“É preciso que cada poder se contenha dentro de sua atribuição legal. Vivemos conflitos com o TCU [Tribunal de Contas da União], por exemplo, que constitucionalmente auxilia o Legislativo e que se entende como órgão de Justiça. Essas questões precisam ter um trato legislativo mais forte para termos uma segurança jurídica mais ampla”, pontou Lira.

O que MONEY REPORT publicou:

Acompanhe o evento ao vivo:

COMPARTILHE:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PATROCINADORES

Leia também

Em breve