Document
PATROCINADORES

Ex-presidentes do TSE defendem urna eletrônica

Nesta segunda-feira (2), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se posicionou publicamente em defesa das urnas eletrônicas. Foi uma resposta às manifestações em favor do voto impresso ocorridas neste domingo (1°) em 17 capitais. Defensor da mudança do sistema de apuração eletrônico, o presidente Jair Bolsonaro tweetou: “Eleições democráticas somente com contagem pública dos votos”. Não há nenhum indício de fraude corroborando as críticas do presidente, tampouco a contagem de votos é secreta. Todo o sistema é auditável, apesar do mandatário alegar o contrário. O TSE não defendeu o sistema eleitoral brasileiro sozinho. Outros 15 ex-presidentes da instituição se manifestaram. Acompanhe o que foi dito no Twitter.

Bolsonaro tenta pressionar para obter seu intento, pois a votação pela volta do voto impresso que tramita no Congresso deve cair. Ele também se depara com a indisposição dos parlamentares de empenhar R$ 2 bilhões de um Orçamento federal já limitado para imprimir novas cédulas. Ainda nesta segunda, o site da revista Veja publicou que nos bastidores, aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disseram que para ele o assunto morrerá no parlamento e que não é necessário ficar confrontando Bolsonaro. Vale lembrar que este mesmo sistema inseguro elegeu Bolsonaro desde seu segundo mandato como deputado federal. A urna eletrônica começou a ser implementada em 1996. No meio da tarde, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, agradeceu o apoio de seus antecessores e foi claro: contar 150 milhões de votos um a um é que abriria espaço para fraudes.

O TSE, em um esforço de conter as fake news espalhadas pelo Planalto e sites duvidosos de apoiadores, mantém suas atividades nas redes sociais intensas em defesa da urna e das eleições eletrônicas. Confira abaixo o Twittet e o TikTok do Tribunal.

Nota dos ex-presidentes

Redes sociais do TSE citam a lisura das urnas eletrônicas

  • Twitter:

  • TikTok
@tsejus

São várias as formas de auditoria e as barreiras de segurança do sistema eletrônico de votação #seguranca #urnaeletrônica #memes

♬ som original – TSEJus
@tsejus

A urna não é ligada à Internet. A Justiça Eleitoral utiliza uma rede exclusiva para a totalização dos resultados #filmexrealidade #seguranca #votação

♬ som original – TSEJus
@tsejus

A urna eletrônica trouxe mais segurança ao voto #urnaeletrônica #eleitor AgoraVoceSabe

♬ som original – TSEJus

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.