Document
PATROCINADORES

É fake o cronograma de cepas da OMS

MONEY REPORT escolheu como a Fake News da Semana uma curiosa informação que circulou nas redes sociais mostrando que a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fórum Econômico Mundial e outras instituições multilaterais adotaram um cronograma para o lançamento da próxima cepa do novo coronavírus (Sars-CoV-2) a fim de forçar a campanha global de vacinação. A legenda também diz que a vacina encherá o corpo de óxido de grafeno, conectando as pessoas ao 5G – porém, não informam quem vai pagar a conta da conexão. Essa patacoada do grafeno e do 5G circulou na Espanha na última semana de julho, conforme o Boletim da Pandemia de MONEY REPORT, na nota “Fake news do grafeno”.

A notícia falsa apresenta como prova um calendário de “cepas fabricadas da covid-19” que não tem nenhuma relação com as datas em que foram identificadas as diferentes mutações do novo coronavírus. Além de fake, o negócio é atrasado. A variante zeta, descoberta no Brasil em outubro do ano passado, só teria sido “lançada” em agosto deste ano. Por outro lado, a perigosa delta, sequenciada na Índia em outubro de 2020, só foi ativada em junho de 2021. Os disparates paranóicos negacionistas só indicam que o sujeito que elaborou a fake news sequer consultou as informações vigentes que pretendia contestar.

Também é informado no calendário “oficial” das infecções um link para a OMS. No entanto, o endereço eletrônico leva para uma página que apenas descreve o monitoramento de cada cepa. Diverta-se:

Postagem no Facebook

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.