O presidente democrata Joe Biden considera o casamento igualitário uma de suas prioridades legislativas
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (8) uma lei que prevê o reconhecimento federal de casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Essa medida de precaução foi criada pelo Congresso para evitar que a Suprema Corte, liderada pelos conservadores, suspenda esse direito em todo o país, como fez com o aborto.
A votação na Câmara foi 258 a 169. Todos os democratas da casa votaram a favor da medida, contando com a ajuda de39 republicanos. Os contrários foram 169 republicanos. “Hoje, essa Câmara se orgulha de apoiar as forças da liberdade”, disse a presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, pouco antes da votação.
A medida segue ao presidente democrata Joe Biden para sanção. A Lei do Respeito ao Casamento, como é chamada, já tinha sido aprovada pelo Senado no mês passado (o Partido Democrata domina o Senado).
Biden considera o casamento igualitário uma de suas prioridades legislativas e disse que assinará “rapidamente e com orgulho” o projeto de lei. “Comecei minha carreira lutando pelas comunidades LGBTQ”, tuitou Pelosi nesta quinta-feira, “E agora, um dos projetos de lei finais que assinarei como presidente da Câmara garantirá que o governo federal nunca mais entre no caminho de quem quer se casar com a pessoa que ama”, afirmou em uma série de postagens.
A nova legislação, conhecida como Lei de Respeito ao Casamento, não exige que os estados legalizem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas que reconheçam o casamento desde que seja válido no estado em que foi realizado.
Join @SenSchumer, Members of @LGBTEqCaucus, advocates and me at the U.S. Capitol to sign the Respect for Marriage Act, a major victory for freedom, dignity and equality by enshrining into federal law marriage equality for same sex and interracial couples. https://t.co/dDlvZiczxd
— Nancy Pelosi (@SpeakerPelosi) December 8, 2022
It brings me great personal pride that the Respect for Marriage Act is one of the final bills to bear my signature as Speaker.
— Nancy Pelosi (@SpeakerPelosi) December 8, 2022
This legislation – which now heads to @POTUS’ desk – expresses a value that our nation holds dear: liberty, equality and dignity for all. pic.twitter.com/ImBeY27dAg
I began my career fighting for LGBTQ communities — and now, one of the final bills that I will sign as Speaker will ensure the federal government never again stands in the way of marrying the person you love.
— Nancy Pelosi (@SpeakerPelosi) December 8, 2022
Read my op-ed on the Respect for Marriage Act: https://t.co/UyIE8vJlIG