Um boletim médico da equipe que atende o presidente Jair Bolsonaro (PL) (imagem) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, informou na noite desta segunda-feira (3) que houve “melhora clínica após a passagem da sonda nasogástrica, evoluindo sem febre ou dor abdominal”. Bolsonaro foi hospitalizado por volta de 1h30, após deixar o litoral catarinense, onde passou a virada do ano. Com dores abdominais e incômodos, havia a suspeita de nova uma obstrução intestinal, como a que provocou sua última internação no Nova Star, em 18 de julho.
O informe completa: “o paciente fez uma curta caminhada pelo corredor do hospital e permanece em tratamento clínico. Ainda não há avaliação definitiva quanto à necessidade de intervenção cirúrgica”.
O médico Antônio Luiz Macedo, que operou Bolsonaro após a facada de 2018 e acompanha a evolução do caso de início não acredita na necessidade de uma nova uma nova cirurgia. Ele está nas Bahamas deve chegar ao Brasil nesta terça-feira (4), quando fará uma avaliação mais completa. O Palácio do Planalto não informou que acompanha o mandatário.
Desde o atentado de 2018, Bolsonaro já passou por quatro cirurgias. Além delas, retirou um cálculo na bexiga e fe um vasectomia.
Primeiro boletim
São Paulo, 03 de janeiro de 2022
O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, deu entrada na unidade na madrugada desta segunda-feira, devido a um quadro de suboclusão intestinal. Ele está estável, em tratamento e será reavaliado ao longo desta manhã pela equipe do Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo.
No momento, sem previsão de alta.
Direção médica responsável:
Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo – Cirurgião-chefe
Dr. Leandro Echenique – Cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha – Cardiologista do presidente
Dr. Antônio Antonietto – Diretor médico do Hospital Vila Nova Star
Dr. Pedro Loretti – Diretor geral do Hospital Vila Nova Star
– Comecei a passar mal após o almoço de domingo.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 3, 2022
– Cheguei ao hospital às 03h00 de hoje.
– Me colocaram sonda nasogástrica.
– Mais exames serão feitos para possível cirurgia de obstrução interna na região abdominal. pic.twitter.com/NPgv6HwoHj
Em atualização