Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Aprovado, projeto que altera a Lei de Falências vai para sanção

O Senado aprovou na quarta-feira (25) a proposta que reformula a Lei de Falências. A matéria já havia passado pela Câmara em agosto. Como não foram feitas alterações no texto, o projeto segue para sanção presidencial. Entre outras mudanças, o PL amplia o financiamento a empresas em recuperação judicial, permite o parcelamento e o desconto para pagamento de dívidas tributárias e possibilita aos credores apresentar plano de recuperação da empresa. De acordo com o texto, se autorizado pelo juiz, o devedor em recuperação judicial poderá fazer contratos de financiamento, inclusive com seus bens pessoais em garantia, para tentar salvar a empresa da falência. A iniciativa também estende prazos para pagamento de dívidas tributárias e proíbe qualquer tipo de penhora ou busca e apreensão durante a fase de recuperação judicial. Além disso, o projeto cria mecanismos que aceleram o processo de falência da empresa, com a veloz venda dos ativos da massa falida e célere reabilitação do falido, para que volte a empreender. Esse processo de falência deverá ocorrer em até seis meses. Atualmente, ele leva de dois a sete anos.

Por que é importante

Diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, o projeto busca ajudar empresários em processo de recuperação judicial

Quem ganha

As companhias que buscam uma reestruturação

Quem perde

A burocracia, que afeta o ambiente de negócios

Compartilhe

Comentários

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.