Anúncio marca nova fase de monetização do aplicativo; mensagens pessoais continuarão sem mudanças
Rede social controlada pela Meta, o WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (16) uma nova etapa de monetização do aplicativo, com a previsão de exibir propagandas na aba “Status”, recurso semelhante aos Stories do Instagram, e o lançamento de canais com conteúdo exclusivo mediante assinatura. As mudanças ainda não estão disponíveis para os usuários, mas começarão a ser implementadas gradualmente nos próximos meses.
A novidade marca uma das incursões mais diretas da Meta na exploração comercial do app. Os anúncios não aparecerão na aba de “Conversas”, e a empresa assegura que as mensagens dos usuários continuarão protegidas por criptografia de ponta a ponta. Além disso, números de telefone não serão compartilhados com anunciantes.
Segundo Will Cathcart, chefe global do WhatsApp, os anúncios serão baseados em como os usuários interagem com a aba “Atualizações”, que inclui o Status e os canais seguidos. O aplicativo também poderá considerar informações como modelo do celular, tipo de conexão e localização geral do usuário.
Se a conta do WhatsApp estiver integrada à Central de Contas da Meta, que conecta perfis do Facebook e Instagram, a personalização dos anúncios poderá ser ainda mais refinada. Caso contrário, os dados utilizados serão mais limitados.
A Meta também permitirá que donos de canais paguem para promover seus conteúdos e ganhem visibilidade nas sugestões do app. Além disso, será implementado um modelo de assinatura paga, que possibilitará a oferta de conteúdo exclusivo mediante pagamento mensal, em um sistema semelhante ao de plataformas como YouTube e Substack.
O pagamento será feito via lojas de aplicativos (Google e Apple), que cobram comissão pelas transações. Em um primeiro momento, a Meta não cobrará taxas adicionais. A empresa afirma ainda que terá mecanismos para evitar o uso indevido da ferramenta por criadores de conteúdo.
Com mais de 1,5 bilhão de pessoas acessando a aba “Atualizações” diariamente, o WhatsApp aposta nesse espaço como forma de ampliar oportunidades para criadores e pequenas empresas e monetizar o aplicativo sem interferir na experiência de conversa entre usuários.