Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Tropicool quer 100 lojas no Brasil até 2028

Marca global de açaí e superalimentos inaugura unidade no coração de São Paulo e detalha planos ambiciosos de crescimento, modelos de franquia e diferenciais de seus produtos

Marca internacional de produtos à base de açaí e superalimentos, a Tropicool dá um passo significativo em sua expansão no Brasil com a inauguração de sua primeira loja conceito em São Paulo. Localizada na Rua Bela Cintra, 306, no bairro da Consolação, a unidade tem abertura agendada para 21 de maio, marcando o início de um plano de crescimento que pretende alcançar 200 unidades em território nacional até 2028. O faturamento estimado no primeiro ano da operação com 40 lojas novas ficaria em R$ 21,6 milhões.

A marca está instalada na Austrália, Japão, França, Espanha, Qatar e Arábia Saudita. A entrada no mercado brasileiro é recente. Em 2024 foram testadas operaçoes franqueada~s, nos bairros paulistanos da Consolação, Pinheiros e Vila Olímpia, além do serviço de delivery. A rede iniciou sua expansão no Brasil neste ano e vê no país seu novo foco estratégico de crescimento.

“A abertura dessa loja simboliza um marco no desenvolvimento da marca”, enfatiza Rafael Martins Vasconcelos, CEO da Tropicool Brasil. “Estamos acelerando nossa estratégia de crescimento e essa nova unidade reforça nosso plano em um dos maiores mercados consumidores do mundo.”

Unidade da Bela Cintra será loja conceito e centro de treinamento (divulgação)

Origens internacionais

A história da Tropicool começou além das fronteiras brasileiras. Sua primeira operação ocorreu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro de 2020, logo após sua fundação em 2019. Essa iniciativa nasceu do brasileiro Caio Nabuco, que durante seus estudos na Harvard Business School recebeu um pote de açaí do amigo Mohammed Al Thani, membro da família real do Catar. Esse gesto, após Nabuco exportar açaí para Al Thani, revelou os desafios logísticos e inspirou a criação da Tropicool. Os parceiros na empreitada foram Nabuco, Maurício Esteves, Mohammed Al Thani e o xeique Ahmed Al Thani, bilionário qatariano controlador do time espanhol de futebol Málaga e integrante do conselho do Doha Bank.

“Eles identificaram uma oportunidade de levar o açaí brasileiro para o exterior com um modelo de embalagem e distribuição que preserva a qualidade do produto sem a necessidade de refrigeração intensa”, explica Vasconcelos. A marca carrega um DNA global desde o início e já alcançou cerca de 120 unidades em dez países, marcando presença no Burj Khalifa, em Dubai, e no clube de natação Bondi Icebergs, em Sidney, na Austrália. A Tropicool conta com o jogador Neymar Jr. como seu rosto global.

Caio Nabuco, Neymar Jr., Maurício Esteves e Rafael Prado: Tropicool crescerá com franquias no Brasil (divulgação)


Estratégia de expansão

A unidade flagship da Bela Cintra será também um centro de treinamento e um espaço para apresentar a experiência Tropicool aos futuros franqueados. Adicionalmente, a marca planeja inaugurar um quiosque modelo na Avenida Paulista, em frente ao Parque Trianon, no início de junho, servindo como referência para este tipo de franquia.

Segundo Rafael Martins Vasconcelos, a Tropicool aposta em três formatos: carrinho (9m² a 15m²), quiosque (30m² a 50m²) e loja (50m² a 150m²). O investimento inicial para se tornar um franqueado é de R$ 190 mil, valor que inclui a taxa de franquia e o capital de giro, com um prazo estimado de retorno de até 18 meses e margem de lucro entre 20% e 25%. A implementação de uma franquia deve levar cerca de 90 dias.

“Queremos democratizar o acesso à nossa marca e atrair empreendedores que compartilhem da nossa visão de oferecer alimentos saudáveis, com sabor e responsabilidade ambiental”, afirma o CEO.

O jogador Neymar Jr. é o rosto global da marca (divulgação)

O modelo de operação foi desenhado com baixo Capex e processos padronizados, o que permite escalabilidade com consistência. “Nosso maquinário padroniza o atendimento e nossos fornecedores são únicos e exclusivos. Além disso, estamos implementando um sistema inovador de gestão que permitirá acompanhar o Custo de Mercadoria Vendida [CMV] em tempo real”, complementa o CEO.

Diferenciais do produto

Um dos grandes trunfos da Tropicool é o seu açaí, reconhecido com o prêmio de “melhor do mundo” pelo Taste Award em Bruxelas por dois anos consecutivos. “Nosso produto tem uma concentração muito maior de açaí, adoçado naturalmente com melaço e frutas, sem aditivos artificiais. Isso se reflete diretamente na textura e no sabor”, detalha Vasconcelos. A Tropicool oferece produtos com 50% de polpa de açaí em embalagens Tetra Pak com validade de um ano, além de pastas para frozen de manga, sucos de frutas tropicais e smoothies prontos para consumo.

A marca também demonstra um forte compromisso com a sustentabilidade. “Usamos embalagens recicladas ou biodegradáveis e trabalhamos com fornecedores que respeitam a origem amazônica do nosso produto. A essência da Tropicool é oferecer superalimentos com responsabilidade ambiental e impacto positivo na cadeia produtiva”, ressalta o CEO.

Açaí pela Taste Award, em Bruxelas, por dois anos consecutivos (divulgação)


Experiência sensorial

A nova loja da Bela Cintra foi projetada para oferecer uma experiência que vai além do paladar, buscando envolver todos os sentidos. “Queremos que o cliente encontre um espaço para relaxar, trabalhar, se alimentar bem e se conectar com um estilo de vida saudável. Transformamos nossa loja em uma extensão do conceito de bem-estar”, explica Rafael Martins Vasconcelos.

Além do açaí, o cardápio da Tropicool já inclui bases de manga e coco, ambas feitas com 100% fruta. A marca planeja expandir ainda mais suas ofertas com wraps, sanduíches e outras opções que seguem a linha de alimentos naturais e saudáveis, visando se posicionar como um hub de superalimentos.

Expectativas e desafios

Ao abordar os desafios de manter a qualidade com a expansão, Vasconcelos destaca o modelo de negócio simplificado e o uso de maquinário que padroniza o atendimento e a produção, além de um sistema de gestão inovador para acompanhamento do CMV por hora.

Vasconcelos encerra com otimismo: “O mercado de superalimentos no Brasil é uma tendência irreversível. O desafio é oferecer a mesma qualidade e agilidade do fast food, mas com saúde, sabor e impacto positivo”.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.