Negócio cria joint venture internacional para produtos de papel e amplia presença da brasileira em mais de 70 países; conclusão é esperada para 2026
A Suzano anunciou nesta quinta-feira (5) a aquisição de 51% dos negócios internacionais de papéis de higiene da multinacional Kimberly-Clark. A transação, avaliada em US$ 1,73 bilhão, resultará na criação de uma nova empresa conjunta voltada à fabricação, marketing, distribuição e venda de produtos como papel higiênico, toalhas, guardanapos e lenços.
Com essa operação, a Suzano amplia significativamente sua presença global, reforçando sua estratégia de crescimento com foco em escalabilidade e competitividade. A nova joint venture contará com 22 fábricas distribuídas em 14 países, somando capacidade de produção anual de cerca de 1 milhão de toneladas e presença comercial em mais de 70 mercados.
Os negócios adquiridos estão espalhados por regiões como América do Sul, América Central, Europa, Reino Unido, Irlanda, África, Oriente Médio, Ásia (incluindo o Sudeste Asiático) e Oceania. A Kimberly-Clark continuará operando seus negócios de “tissue” na América do Norte.
A estrutura do acordo também prevê uma opção de compra dos 49% restantes da joint venture pela Suzano, exercível a partir do terceiro ano após a conclusão da operação, estimada para meados de 2026, sujeita às aprovações regulatórias e condições usuais em transações do tipo.
Algumas marcas regionais da Kimberly-Clark serão incorporadas à nova empresa, enquanto marcas globais serão licenciadas à joint venture por prazo longo e sem royalties.
Segundo comunicado da Suzano, o movimento está alinhado à estratégia de longo prazo da companhia de gerar valor com disciplina financeira em negócios com alto potencial de expansão global.