Montadoras de veículos e baterias estão investindo bilhões de dólares para expandir a capacidade na produção dos equipamentos utilizados em veículos elétricos
A Stellantis e a BMW estão em negociações com a Panasonic para construir fábricas de baterias para veículos elétricos na América do Norte, informou o Wall Street Journal, citando fontes familiarizadas com as conversas.
Montadoras de veículos e baterias estão investindo bilhões de dólares para expandir a capacidade na produção dos equipamentos utilizados em veículos elétricos utilizados em veículos elétricos e se antecipar a alta na demanda por carros do tipo.
A Stellantis já tem duas fábricas de baterias elétricas em construção na América do Norte, uma no Canadá em parceria com a LG Energy e outra nos Estados Unidos junto com a Samsung SDI.
Já a BMW tem planos de construir fábricas na Europa, China e América do Norte. Em setembro do ano passado, assinou um contrato com a CATL para montar quatro fábricas, duas na China e duas na Europa.
A Panasonic se especializou na fabricação de baterias cilíndricas, semelhantes a uma pilha de tamanho maior. Montadoras tradicionais costumam utilizar baterias de outros formatos, como prismáticas e em formato de pacote.
As baterias cilíndricas são menores, necessitando de mais unidades para gerar eletricidade suficiente para mover um veículo. No entanto, elas costumam ser mais poderosas.
“Estamos examinando várias estratégias de crescimento para nosso negócio de baterias automotivas, mas não há mais informações que possamos compartilhar no momento além do que já anunciamos”, disse o porta-voz da Panasonic em resposta por email.