Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

SP busca oportunidades no Tokyo Game Show

Comitiva do CreativeSP participa pela primeira vez para atrair investimentos e promover a indústria paulista de jogos digitais

O Governo do Estado de São Paulo vai desembarcar em Tóquio, no Japão, em setembro, com uma missão empresarial inédita para participar da Tokyo Game Show, uma das maiores feiras de jogos eletrônicos do mundo. A iniciativa faz parte do programa CreativeSP, desenvolvido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas em parceria com a InvestSP, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Pela primeira vez na Ásia, o programa selecionará dez empresas do setor de games para integrar a comitiva. As interessadas poderão se inscrever pelo site da InvestSP. Os estúdios escolhidos terão acesso a curadoria especializada e apoio financeiro para a viagem. O objetivo é conectar as empresas paulistas a investidores e parceiros internacionais, além de posicionar o estado de São Paulo como um hub global da indústria de games.

“Essa missão representa um marco para a indústria de games paulista, que se destaca no cenário global e merece ser reconhecida como referência em inovação e competitividade”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton.

Segundo a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), o setor de games movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano e emprega 6 mil pessoas em São Paulo. O estado lidera o mercado nacional, concentrando mais de 300 desenvolvedoras — cerca de 30% do total brasileiro.

Com a crescente digitalização e o acesso facilitado a mercados globais, cerca de 60% das empresas brasileiras de games já exportam seus produtos, e quase 40% delas mantêm relações comerciais com o Japão, um dos mercados mais relevantes para os jogos digitais.

A ida à Tokyo Game Show será a terceira missão internacional do CreativeSP dedicada aos games em 2025. Em março, o programa levou empresas à Game Developers Conference (GDC), nos Estados Unidos, e em agosto estará presente na Gamescom, na Alemanha. O calendário do programa inclui ainda missões voltadas à literatura, inovação e cinema. Em 2024, as nove missões realizadas geraram cerca de R$ 725 milhões em negócios para a indústria cultural paulista.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.