A empresa pretende se tornar uma empresa com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050
A Shell começará a construir uma usina de hidrogênio renovável na Holanda, que segundo a gigante de energia será a maior da Europa quando estiver operacional em 2025. A Shell disse que o eletrolisador de 200 megawatts, chamado Holland Hydrogen I, no porto de Roterdã, produziria até 60 mil quilos de hidrogênio renovável por dia.
A empresa, com sede em Londres, pretende se tornar uma empresa com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, vem aumentando a produção de baixo carbono à medida que se afasta do petróleo e do gás. A Shell disse que pretende produzir hidrogênio na usina usando eletricidade gerada pelo parque eólico offshore, Hollandse Kust Noord, do qual possui parte.
“O hidrogênio renovável desempenhará um papel fundamental no sistema de energia do futuro e este projeto é um passo importante para ajudar o hidrogênio a atingir esse potencial”, afirmou Anna Mascolo, vice-presidente executiva de soluções de energia emergentes da Shell.
O hidrogênio renovável e de baixo carbono é crucial para reduzir as emissões, mas representará apenas 5% da matriz energética final global até 2050, ficando aquém do necessário para atingir as metas climáticas, disse a consultoria global de energia DNV no mês passado.