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Receita da Marcopolo chega a R$ 1,4 bi entre abril e junho

Crescimento das vendas de ônibus rodoviários contribuíram com o desempenho da companhia no segundo trimestre de 2023

A Marcopolo registrou receita líquida consolidada de R$ 1,4 bilhão no segundo trimestre deste ano, um crescimento de 18,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, R$ 721,8 milhões são provenientes do mercado interno, R$ 246,9 milhões de exportações e R$ 395,8 milhões das operações internacionais da companhia.

No período, o segmento de maior representatividade para a companhia foi o de ônibus rodoviários, com o sucesso de vendas do G8, a partir de entregas de veículos de maior valor agregado. A estratégia rendeu à companhia uma receita líquida total consolidada de rodoviários de R$ 530,9 milhões, contra R$ 331,8 milhões no segundo trimestre de 2022.

“Para fortalecermos a nossa atuação no segmento de rodoviários, investimos em soluções cada vez mais completas e com tecnologias de ponta, pensadas no conforto e segurança dos passageiros. A estratégia rendeu um acréscimo do volume de vendas de produtos com maior valor agregado”, afirmou o CEO da Marcopolo, André Armaganijan.

Neste cenário, a companhia teve um lucro bruto de R$ 276,2 milhões de abril a junho deste ano, com margem de 20,2%, contra R$ 131,3 milhões e margem de 11,4% no mesmo intervalado de 2022. O ebitda foi de R$ 158 milhões, com margem de 11,6%, versus um ebitda de 51,6 milhões e margem de 4,5% no ano passado. O lucro líquido consolidado da Marcopolo foi de R$ 140,5 milhões, com margem de 10,3%, contra R$ 26,8 milhões e margem de 2,3% na segunda etapa de 2022.

Além do fortalecimento no segmento de rodoviários, a companhia aposta em seu modelo de urbano elétrico, o Attivi, com carroceria e chassi da marca. O modelo está em homologação, com programação para a produção do segundo lote de 100 unidades, além das 30 já produzidas.

Produção

O segundo trimestre de 2023 marcou o início da transição da motorização Euro 5 para Euro 6. Com isso, a produção consolidada da Marcopolo foi 3.010 unidades entre abril e junho, sendo 2.459 unidades feitas no Brasil, 12,6% inferior à do ano passado. No exterior, a produção foi de 551 unidades, 5,5% inferior às unidades produzidas no mesmo período do ano anterior. Neste período, a participação de mercado da Marcopolo na produção brasileira de carrocerias foi de 44,5%.

“Após os primeiros meses da transição da motorização, já observamos uma normalização do mercado brasileiro de ônibus. Temos programado grandes pacotes de vendas para o segundo semestre deste ano e o primeiro trimestre de 2024, com foco nas viagens de final de ano e férias escolares”, avaliou Armaganijan.

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