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Receita da Marcopolo chega a R$ 1,65 bi no 1° trimestre

Lucro líquido consolidado da companhia foi de R$ 236,3 milhões, com margem de 14,3%

Sob o comando do novo CEO, André Armaganijan, a Marcopolo reportou na noite desta terça-feira (2) uma receita líquida de R$ 1,65 bilhão no primeiro trimestre deste ano, incremento de 72,5% na comparação com o mesmo período de 2022. O lucro líquido consolidado da companhia foi de R$ 236,3 milhões entre janeiro e março, com margem de 14,3%, contra o resultado de R$ 98 milhões e margem de 10,2% na comparação anual. Já o lucro bruto foi de R$ 390,9 milhões no trimestre, com margem de 23,6%.

A produção da Marcopolo no período foi de 3.465 unidades, 12,4% superior aos três primeiros meses de 2022. No Brasil, foram produzidas 2.975 unidades, aumento de 9,6%. A participação de mercado da empresa na produção brasileira de carrocerias foi de 50,1%, mantendo a liderança nacional. “O período foi positivo, principalmente pelas vendas do G8, que representaram mais de 70% dos rodoviários pesados da companhia. Além disso, o setor de fretamento continuou com bom desempenho. Nos urbanos, tivemos um ambiente crescente no volume de vendas, impulsionados pelo retorno ao trabalho presencial, bem como a aplicação de subsídios e investimentos diretos dos munícipios”, afirmou André Armaganijan.

O desempenho no segmento de micros também se destacou no período, com vendas ao poder público e entregas ao programa federal Caminho da Escola. A companhia entregou 601 ônibus urbanos, 489 micros e 170 Volare (totalizando 1.260 unidades) para o programa, referentes à licitação de 2022. A Marcopolo investiu, ao todo, cerca de R$ 37,1 milhões na operação no primeiro trimestre deste ano. O ebitda foi de R$ 292,8 milhões no trimestre, com margem de 17,7%, contra R$ 51,3 milhões e margem de 5,4% no primeiro trimestre de 2022.

Cenário Internacional

No exterior, a produção da Marcopolo foi de 490 unidades, 32,8% superior ao mesmo período do ano anterior. O principal destaque foi o desempenho da unidade do México, com vendas de produtos de maior valor agregado, revertendo prejuízo de R$ 2,4 milhões no primeiro trimestre de 2022 para um resultado positivo de R$ 11,4 milhões neste ano. Já na Marcopolo África do Sul, a produção consolidada aumentou 176% neste ano.

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