Aparas que sobram da produção de filmes de proteção são reutilizadas pela Ibaplac, que só utiliza produtos recicláveis
Fabricante de filmes de proteção para superfícies, a Promaflex desenvolveu uma solução sustentável para as aparas provenientes do processo de fabricação de um de seus produtos campeões de venda, o Protelhado.
Agora as aparas (resíduos) são utilizadas por uma empresa parceira, a Ibaplac, na produção de cantoneiras para arqueamento de bobinas de papel termossensível – utilizado em impressoras térmicas e máquinas de calcular, caixas registradoras e terminais de pagamento. “Evitamos o desperdício e a poluição com as aparas remanescentes da fabricação do Protelhado, adotando uma solução econômica e ambientalmente responsável”, afirma o sócio fundador da Promaflex, Márcio Velletri.
O desenvolvimento foi do grupo de inovação da empresa, que tinha a missão de resolver a questão dos resíduo laminado com espuma, pois não era possível absorvê-la em outros processos, como já ocorre com outros produtos. “A proposta mais viável foi a parceria com a Ibaplac, que só usa matéria-prima reciclada. O projeto está alinhado com os objetivos de sustentabilidade”, conta Velletri. Em 2022, foram entregues 4,5 mil quilos de aparas.
O principal função das cantoneiras é fixar bobinas a serem transportadas, evitando avarias. O produto também auxilia na amarração, aumentando a segurança da carga.
Gabriel Rosemwinkel, engenheiro de produção da Ibaplac, destaca que existem vantagens. “Além da questão ambiental, temos a diminuição do peso e do custo das embalagens. Também não é necessário um laudo de fumigação (um tipo de controle de pragas) para exportação das cantoneiras, diferentemente da madeira, outro material usado na fabricação”, explica.